IST AIDS

As infecções sexualmente transmissíveis (IST), que já foram chamadas de doenças sexualmente transmissíveis (DST), são infecções transmitidas por meio do contato sexual com uma pessoa infectada, quando ocorre o sexo sem uso de camisinha, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

As mais conhecidas são a gonorreia e a sífilis, sendo que entre os adolescentes é muito comum a clamídia, de acordo com a SES. A clamídia e a gonorreia são causadas por bactérias que atacam os órgãos genitais deles e delas.

A sífilis, que também tem origem em uma bactéria, pode se manifestar em três estágios, além de ser possível a sua transmissão da gestante para o feto, ocorrendo a sífilis congênita.

Uma das IST mais danosas à saúde dos adolescentes, no entanto, é a Aids, a síndrome da imunodeficiência adquirida, causada pelo vírus HIV.

O vírus ataca as células do sistema de defesa do organismo, deixando o ser humano vulnerável a outras doenças. Uma gripe ou um resfriado para quem está infectado fica mais complicado de curar do que se ocorresse em um adolescente ou uma jovem saudável.

Não há ainda vacina contra o vírus HIV. Adquirir a doença não é uma sentença de morte, pois hoje há tratamentos para prolongar a vida do paciente. Mas é melhor não bobear, correto? No site da Secretaria Estadual da Saúde, você pode tirar várias dúvidas sobre a Aids e o HIV.

A melhor forma de prevenção contra a Aids e as IST ainda é o uso da camisinha, seja a masculina ou a feminina.

Existem muitas infecções causadas por agentes diferentes, mas há sintomas que são comuns em algumas delas.

Para gonorreia, clamídia e tricomoníase, por exemplo, as adolescentes podem apresentar corrimento branco, cinza ou amarelado pelo colo do útero ou pela vagina, ter coceira na região, sentir mau cheiro e até ter dor ao urinar ou no ato sexual.

Entre os adolescentes, os sintomas envolvem coceira no canal por onde sai o xixi ou mesmo ter corrimento amarelado no local e dor ao urinar – e até essa vontade ser constante. Nesses casos, é mais do que importante procurar ajuda de um médico ou um profissional de saúde, numa unidade básica de saúde.

No Portal da Saúde, da SES, você encontra mais informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a Aids.

Governo do Estado de SP