Por quê ?

Escolher. Já percebeu que este verbo é a chave para decidir por ter ou não filhos, de exercer o seu direito reprodutivo e ao planejamento familiar? O Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) concorda e vai além.

O UNFPA diz que as condições e oportunidades que as meninas têm aos 10 anos de idade são fundamentais tanto para o seu futuro e quanto até do local onde mora. É tão importante, mas tão importante, que pode indicar se terá um filho na adolescência.

Se você não sabe, no Brasil, em 2015, 18% das crianças nascidas vivas eram filhas de mães adolescentes. Sim, a-d-o-l-e-s-c-e-n-t-e-s.

Muitos fatores podem colaborar para a gravidez na adolescência. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há questões como falta de projeto de vida, desinformação sobre a sexualidade e a desigualdade. E você sabia que engravidar nessa idade pode trazer riscos para a saúde da jovem e do bebê, como nascer prematuro e com baixo peso?

Assim, a prevenção é o principal meio para evitar a gravidez e consequências para toda a vida não só dela como dele também.

Governo do Estado de SP