Saúde Dela

Ter uma vida saudável é um direito seu. Direito? Sim, isso mesmo! A família, a sociedade e o Estado têm a responsabilidade de garantir que toda adolescente tenha direito à vida e à saúde. Está lá, escrito no artigo 227 da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei que traz todos os direitos das pessoas com até 18 anos de idade.

E o que significa ter saúde? É cuidar do próprio corpo e com o que se alimenta, estar com amigos, divertir-se, fazer uma atividade física... E, claro, ser feliz.

Ter uma alimentação saudável, beber água várias vezes no dia, se proteger do sol nos horários muito quentes, tomar banho todo dia e dormir bem por pelo menos oito horas diárias são atitudes que você pode tomar.

Quando precisar, é seu direito ser atendida na rede pública, como nas unidades básicas de saúde, entre outros equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e que também estão disponíveis na rede do Governo do Estado de São Paulo.

E você sabia que na adolescência também há algumas vacinas que precisa tomar e que estão disponíveis na rede pública de saúde? Veja na tabela abaixo quais são:

Calendário Nacional de Vacinação
Adolescentes de 10 a 19 anos
Vacina Doses (intervalo)* Doenças Evitadas
Hepatite B Três doses Hepatite B
dTpa Uma dose (gestante) Difteria, tétano e coqueluche
HPV Duas doses Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18, câncer do pênis e câncer do colo de útero
Febre amarela Uma dose Febre amarela
Tríplice viral Duas doses Sarampo, caxumba e rubéola
Dupla adulto Reforço a cada dez anos Difteria e tétano
Meningocócica C Uma dose Meningite C

* Conforme o esquema de vacinação que a adolescente teve na infância ou por orientação do Ministério da Saúde, o número de doses da vacina pode variar

Puberdade e sexualidade

Também é na adolescência que o seu corpo começa a mudar. O crescimento acelera, apesar de ser muito individual, ou seja, cada uma ter o seu próprio tempo.

Para elas, os estímulos hormonais fazem os seios aparecerem e crescerem pelos nas axilas e na vulva, que é a parte externa da genitália das garotas.

Nesse período ocorre a primeira menstruação, chamada de menarca. Menstruar é eliminar mensalmente sangue e tecidos do útero pela vagina, indicando que seus órgãos sexuais e reprodutivos – como o útero e os ovários – amadureceram. É normal menstruar de três a sete dias por ciclo, podendo o intervalo entre eles variar de 21 a 35 dias.

São todos indicativos de que você entrou na puberdade. Com ela, a sexualidade começa a ter outros sentidos. Sexualidade não se resume a sexo. É sobre afetividade, prazer e liberdade.

E, claro, se houver a primeira relação sexual, é super-hiper-mega importante utilizar os métodos contraceptivos, tanto para prevenir a gravidez não planejada quanto se proteger as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a Aids. É utilizar, portanto, a dupla proteção.

Governo do Estado de SP