O que é?

A Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ) tem como função elaborar políticas públicas e executar projetos e ações relativos à juventude, além de acompanhar a implantação de programas voltados à geração de empregos, qualificação profissional, acesso à cultura, esporte, lazer e cidadania no Estado de São Paulo.

O que faz?

Cabe à CPJ assessorar o Secretário na área da Juventude; indicar medidas que assegurem a efetividade das políticas públicas da juventude, providenciar a promoção, análise e difusão de informações relativas à juventude, manifestar-se quanto a propostas e projetos de impacto para a juventude.

A Coordenadoria é responsável por articular todos os programas e projetos destinados, em âmbito estadual, aos jovens na faixa etária entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, previstos no Estatuto da Juventude e demais leis que regulamentam a matéria, além articular com os conselhos municipais e estaduais e com outros conselhos setoriais da juventude, para ampliar a cooperação mútua e o estabelecimento de estratégias comuns de implementação de políticas da juventude. Assim também, instituir grupos de trabalho e comissões, de caráter temporário, destinados ao estudo e à elaboração de propostas sobre temas específicos relacionados à juventude.

Coordenador: Juliano Camilo Borges

Legislação

• Decreto Nº 65.133, de 13 de agosto de 2020, cria a Subsecretaria da Juventude, altera o Decreto nº 64.063, de 1º de janeiro de 2019, que organiza a Secretaria de Desenvolvimento Regional, e dá providências correlatas. Leia aqui
  • Decreto Nº 67.435, de 1 de janeiro de 2023, dispõe sobre as alterações de denominação e transferências para a Secretaria da Justiça e Cidadania, integrando a estrutura básica da Pasta, previstos no Decreto nº 64.063, de 1º de janeiro de 2019:
  1. a) o Conselho Estadual da Juventude;
  2. b) a Subsecretaria da Juventude;