Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no estado.
 
Executa serviços considerados essenciais para a proteção do cidadão nas relações de consumo. Exerce a fiscalização e a verificação de instrumentos de medir, produtos cuja a quantidade é determinada sem a presença do consumidor, além de prestar serviços na área de metrologia, por meio de laboratórios de alta precisão.
 
O Ipem-SP também fiscaliza produtos cuja certificação é compulsória pelo Inmetro (brinquedos, capacetes, preservativos, extintores, lâmpadas etc). Instrumentos de medir, como taxímetros, radares, tacógrafos, termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, balanças rodoviárias e balanças industriais são alvo de verificação constante pelas equipes técnicas do instituto.
 
Técnicos do Ipem-SP também verificam o volume dos caminhões-tanques que transportam líquidos comercializados mediante esse volume, como é o caso dos combustíveis líquidos (gasolina, óleo diesel, álcool carburante etc.).
 
O Instituto faz, ainda, o credenciamento e auditorias periódicas nas oficinas credenciadas para executar a manutenção de instrumentos de medição sujeitos à metrologia legal.
 
O serviço de Ouvidoria do Ipem-SP atende pelo telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Recebe reclamações e denúncias, e presta esclarecimentos sobre as atividades e serviços prestados.
 
Superintendente: Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior
 
Contato
 
 
Administração
Rua Santa Cruz, 1922 – Vila Gumercindo – São Paulo – SP
CEP 04122-002
PABX: (11) 3581-2000 
 
Laboratórios
Rua Muriaé, 154 – Alto do Ipiranga – São Paulo – SP CEP 04269-900
PABX (11) 3581-2300
 
Ouvidoria: 0800 013 05 22
Governo do Estado de SP