Centro de Referência e Apoio à Vítima
O que é?
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, para dar apoio às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida, e assim dar eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.
Tem como missão ser referência para ações e políticas públicas que visam superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso à justiça e aos direitos de vítimas de crimes violentos.
O que faz?
O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas e seus familiares. Qualquer cidadão que tenha passado por uma situação de violência de crime contra a vida (homicídio, feminicídio e latrocínio) será acolhido no serviço por uma equipe interdisciplinar especializada. A equipe do CRAVI é composta por assistentes sociais e psicólogos, além de estagiários das respectivas áreas. Esses profissionais são especialistas no atendimento às vítimas de crimes contra a vida, que na maioria são sobreviventes ou familiares, e amigos que perderam seu ente querido assassinado.
Ao realizar a triagem com as vítimas, a equipe identifica os problemas enfrentados e os direciona para receber apoio nas Unidades CRAVI ou na rede socioassistencial, conforme suas demandas. O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do cidadão exposto ao sofrimento causado pela violência. Por meio do atendimento presencial e on-line, oferecemos apoio psicossocial e orientação jurídica – facilitados pelas parcerias estabelecidas com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Realizamos também ações de prevenção à violência e educação em diretos humanos, por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa, entre outros. E, a partir de ações conjuntas com outros serviços, democratizamos o acesso à justiça, às políticas públicas e às propostas de redução de danos.
Como acessar?
Basta se dirigir a uma de nossas unidades, com um documento de identificação, ou entrar em contato conosco por telefone ou e-mail. Inicialmente é realizada a triagem (presencialmente ou por telefone) para compreensão da necessidade apresentada e a partir da demanda a pessoa será direcionada para o acolhimento e atendimento no próprio CRAVI ou outro serviço especializado.
Nossa equipe
Responsável: Luane Natalle
UNIDADE SÃO PAULO
Simeia Ivo – Assistente Social
Priscila Santos Martins D’Auria – Psicóloga
Jane Salgado Andriani Petrizzo – Psicóloga
Ana Maria Ferreira de Carvalho – Oficial Administrativo
Gisele Almeida Domingues – Administrativo