Sistema de Justiça perde a procuradora Zuleika Sucupira Kenworthy

Neste 14 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Ministério Público, foi sepultado o corpo da procuradora de Justiça Zuleika Sucupira Kenworthy, falecida na quarta-feira (13/12), em Sorocaba, aos 105 anos de idade.

O falecimento de Zuleika Kenworthy  (foto) significa uma grande perda para o Sistema de Justiça pelo que ela representou em toda a sua carreira. Foi a primeira mulher promotora de Justiça do Brasil, ingressando no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1941, ainda como estagiária.

Como promotora atuou em Dois Córregos, Capivari, Campinas, Martinópolis, Pirajuí, Piraju, São Carlos, Jaú e na capital, com atuação durante anos na questão dos menores em conflito com a lei. Foi promovida a procuradora de Justiça em 1975 e aposentou-se em 1976, após 34 anos de dedicação à carreira no Ministério Público.

Em 2013, lúcida e com refinado senso de humor, participou da inauguração do Memorial do Ministério Público do Estado de São Paulo. Meses antes, gravou um depoimento em vídeo de mais de duas horas, ocasião em que falou da evolução do MP e relembrou passagens marcantes de sua vida profissional, especialmente em relação ao fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de promotora e ainda atuar no interior. Contou, entre outros episódios, do dia em que, de revólver na cintura, acabou com um conflito em uma fazenda, diante do olhar incrédulo de outras autoridades locais.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania lamenta o falecimento de Zuleika Sucupira Kenworthy e, reverenciando a memória dela, presta também uma homenagem a todas as promotoras de Justiça e ao Ministério Público brasileiro.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

 

 

Governo do Estado de SP