Secretário da Justiça fala sobre papel da advocacia no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, participou na manhã desta terça-feira (28/11) da mesa do 38º Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, evento que integra a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que se realiza até quinta-feira (30/11) no Pavilhão do Anhembi, na capital.

Esta edição do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB teve como tema “85 Anos de Luta pela Valorização da Advocacia e Fortalecimento da Cidadania” e foi dividida em quatro painéis, abordando “Prerrogativas e éticas profissionais”, “Mulher advogada e jovem advocacia”, “Sistema OAB-CAASP-ESA-OABPrev”, e “Reformas trabalhista e previdenciária”.

Márcio Elias Rosa integrou a mesa de abertura do evento ao lado do presidente do Conselho Nacional da OAB, Cláudio Lamachia; do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa; do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; dos membros honorários vitalícios da OAB-SP Luiz Flávio Borges D’Urso, Carlos Miguel Aidar e Mário Sérgio Duarte Garcia (ex-secretário da Justiça); do desembargador Antonio Carlos Malheiros, representando a presidência do Tribunal de Justiça, e de outras autoridades.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Justiça destacou aos presidentes das subseções da OAB a imprescindibilidade da advocacia para o sistema de Justiça e para a democracia brasileira. “O governador afirmou ontem, na abertura da conferência, e vale repetir, por sua propriedade: a OAB é uma instituição essencial e indispensável, que não pertence aos advogados, mas ao Brasil e aos Brasileiros”, ressaltou. “A mensagem do Governo do Estado de São Paulo é de reconhecimento e respeito a esta instituição constituída”, disse.

Para Márcio Elias Rosa, a advocacia “garante o fazimento da justiça no que ela tem de mais grave”. Os advogados, observou, “são essenciais porque fazem com que os direitos sejam reconhecidos e respeitados”.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania também defendeu o fortalecimento da advocacia “para o exercício pleno da cidadania no Brasil”.

Já o presidente da subseção São Paulo da OAB, Marcos da Costa, ressaltou o espírito de união da classe. “A advocacia só é forte na medida que tivermos os mesmos ideais; juntos continuaremos tendo vitórias”, disse. “Com a nossa prestação de serviços podemos continuar a ser referência e conquistar as grandes mudanças que o Brasil precisa”.

Também integraram a mesa de abertura do evento o coordenador nacional do Colégio de Presidentes do conselho Federal da OAB, Homero Mafra; o vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Braz Martins Neto; o secretário municipal de Governo, Júlio Semeghini, representando o prefeito da capital; a diretora da Escola Superior de Advocacia, Ivete Senise Ferreira; o presidente do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Luiz Otávio Camargo Pinto; o diretor presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins, e o presidente da Subseção de São José dos Campos, Rodrigo de Moraes Canela.

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania