Secretaria da Justiça se reúne com Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), participou hoje (15/03) da reunião do Grupo de Trabalho de Gênero do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). “O encontro foi muito produtivo para debater políticas públicas LGBTQIAP+, garantir o exercício da cidadania e estreitar relações com os municípios do Cioeste”, disse o coordenador da CPDS, Rafael Calumby Rodrigues.

Na ocasião, Calumby pediu para que os representantes colaborem com ideias e propostas para a próxima edição da cartilha Diversidade Sexual e a Cidadania, publicação desenvolvida na SJC. O Consórcio é formado pelas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Embora os municípios façam parte da região metropolitana de São Paulo, o grupo tem identidade própria.

A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual foi criada em 2009 pelo Decreto Estadual nº 54.032, com o objetivo de elaborar políticas públicas para a promoção dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans – LGBTQIA+. A CPDS promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero.