Secretaria da Justiça leva “Jornada da Cidadania” a Tietê, neste sábado

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania leva a Tietê, neste sábado (02/12), a “Jornada da Cidadania”, iniciativa que reúne serviços ofertados pela Pasta, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC). Serão oferecidos gratuitamente à população diversos serviços, além de recreação para as crianças. O secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, estará presente e fará palestra a gestores públicos da região. O secretário adjunto, Luiz Souto Madureira, também participará do evento.

A “Jornada da Cidadania” acontecerá das 10 às 15 horas na Praça Dr. Elias Garcia, no centro de Tietê, e reunirá atividades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), todos vinculados à Secretaria da Justiça. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Tietê, contando com o apoio da Secretaria Estadual da Segurança Pública, da Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sebrae, da Odontoclinic e de parceiros locais.

Entre os serviços que serão oferecidos estão orientações sobre endividamento e consumo responsável, pelo Procon; orientação para exame pericial de reconhecimento de paternidade (DNA), pelo Imesc; orientação jurídica, pela OAB; vagas de emprego, e orientação sobre seguro desemprego, pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Durante a “Jornada da Cidadania”, a população de Tietê e de municípios vizinhos poderá, também gratuitamente, providenciar documentação como segunda via de certidão de nascimento, de casamento ou de óbito e segunda via de CPF. Menores poderão obter a primeira via do RG, bastando, para isso, apresentar certidão de nascimento original e cópia e foto 3×4. Também poderão ser obtidos atestado de antecedentes criminais, e primeira e segunda vias de Carteira de Trabalho, além de consulta a vagas de emprego.

A unidade móvel do Procon vai prestar orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável, entre outros temas.

O IPEM participará com distribuição de cartilhas sobre defesa do consumidor e de orientação aos comerciantes. Também disponibilizará balança para aferição de peso, pulso e pressão arterial dos cidadãos. Haverá, ainda, distribuição de cartilhas do Itesp, órgão da Secretaria da Justiça responsável por programas de assentamentos rurais e de regularização de imóveis urbanos e rurais.

Na área da saúde, serão oferecidos aferição de pressão arterial, testes de hepatite e HIV, orientação odontológica; orientação sobre dengue, medição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC), orientação ginecológica e emissão de cartão SUS. Também serão oferecidas atividades esportivas pela Faculdade Integração Tietê.

Haverá, ainda, serviços relacionados à beleza, como maquiagem e limpeza de pele. Para as crianças estão reservadas atividades de recreação como pintura facial, pula-pula e piscina de bolinha, além de algodão doce e pipoca e distribuição de brinquedos.

Como parte da “Jornada da Cidadania”, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, fará uma palestra sobre o tema “Corrupção e cidadania”, que acontecerá às 10 horas no salão nobre da Prefeitura Municipal.

Mais de 100 profissionais da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e de outras pastas estarão envolvidas no projeto em Tietê.

Assesoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania