Fiscalização do Procon encontra irregularidades em 171 lojas durante a Black Friday

Equipes de fiscalização da capital e dos núcleos regionais do Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, visitaram, nos dias 23 e 24 de novembro, 171 estabelecimentos que participaram da Black Friday. Foram encontradas irregularidades em 89 locais.

Na operação, as irregularidades mais encontradas foram ausência ou inadequação na informação de preços e descumprimento da oferta.

Na capital, das 23 lojas físicas fiscalizadas, 18 foram autuadas. Veja aqui a lista dos estabelecimentos com irregularidades.

No interior e na Baixada Santista, dos 148 locais vistoriados, 71 foram autuados. Os municípios visitados foram Araçatuba, Bauru, Campinas, Jacareí, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, e Votorantim. Em Praia Grande, Sorocaba e Votorantim houve a participação dos Procons municipais. Veja a lista aqui.

Sites

O Procon-SP também fiscalizou sites que participaram da promoção, além de averiguar as denúncias dos consumidores. As denúncias e os problemas verificados, como maquiagem de desconto, descumprimento da oferta, publicidade enganosa, mudança de preço ao finalizar a compra, pedido cancelado e valor elevado do frete, serão analisados e, se constatadas irregularidades, as empresas serão autuadas.

Atendimentos

Nos canais de atendimento disponibilizados pela fundação (151, site e redes sociais) foram registrados 1.079 atendimentos. As maiores demandas foram maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto/frete não é real); produto/serviço oferecido não disponível (estoque terminado); mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) – que somaram 76% do total. Veja aqui.

Fundação Procon