Secretaria da Justiça celebra Dia do Nordestino nesta sexta-feira

O Dia do Nordestino é comemorado em 2 de agosto no Estado de São Paulo. Para homenagear os nordestinos que migraram em busca de novas oportunidades, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (Copane), promove nesta sexta-feira uma série de atividades em alusão à data, oficializada por meio da Lei nº 8.441/1993, que agora completa 26 anos. As ações contam com a parceria da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (Anesp).

No Pátio do Colégio, onde está localizada a Secretaria da Justiça e Cidadania, está montada uma feira  com exposição de artesanatos diversos e comidas típicas do Nordeste - como baião de dois, sarapatel e acarajé -, danças nordestinas e apresentações musicais.  As atividades começaram às 10h e encerram às 17h. O Centro de Integração da Cidadania (CIC), um programa da Secretaria da Justiça, também participa da Feira e oferece serviços gratuitos como solicitações de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) oferece medição de peso e altura e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) orienta a população sobre teste investigação de paternidade.

Feira no Pátio do Colégio: produtos nordestinos e serviços gratuitos à população

A partir das 17h, ocorrerá uma solenidade, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça, para entrega da Medalha Luiz Gonzaga a 20 personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas que se destacam na luta pelos direitos do nordestino. Ao todo, serão entregues 18 medalhas; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é um dos homenageados. O evento contará com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

A honraria, oficializada por meio do Decreto nº 58.259/2012, foi batizada com o nome do cantor nordestino Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, autor de centenas de músicas entre elas Asa Banca, aclamada pela beleza dos seus versos.

As comemorações continuam durante o mês de agosto. Nos dias 10 e 11 de agosto, quem for ao Parque da Água Branca conferirá uma feira com comida, produtos e artesanatos nordestinos. Ela funcionará das 10h às 19h. 

Pratos típicos da culinária nordestina são algumas das atrações

Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina

O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (Copane)vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, articula, propõe e monitora as políticas públicas que visam a garantir a defesa dos direitos da comunidade nordestina em São Paulo. Também promove ações para eliminar qualquer forma de discriminação.  O Copane foi instituído por meio da Lei Estadual nº 12.061/2005 e do Decreto Estadual nº 50.587/2006.

O Conselho é composto por 16 membros, sendo oito representantes do poder público e oito da sociedade civil.

 

SERVIÇO:

Homenagens em comemoração ao Dia do Nordestino

Data: 2 de agosto de 2019

Feira Nordestina

Local:Pátio do Colégio

Horário:  10h às 17h



Outorga da Medalha Luiz Gonzaga

Local: Secretaria da Justiça e Cidadania- Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro

Horário: 17h

Endereço: Pátio do Colégio, 184

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612