CIC leva atendimentos gratuitos a evento do Islam Solidário, domingo, no CEU Parelheiros

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, levará neste domingo (4) a ação Cidadania em Movimento para prestar atendimento durante evento promovido pelo Islam Solidário no CEU Parelheiros, localizado na Rua José Pedro de Borba, 20, no Jardim Novo Parelheiros, zona sul da capital.

Durante o “Cidadania em Movimento” o cidadão poderá solicitar 2ª via de nascimento, casamento e óbito. A população da região também contará com orientação jurídica feita pela Defensoria Pública e exame de investigação de paternidade (DNA), realizado pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Serão distribuídas 50 senhas para coleta de DNA, sendo necessário que as partes se apresentem com documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos) e Certidão de Nascimento ou RG da pessoa/criança que pleiteia o reconhecimento da paternidade.

No caso de suposto pai falecido, a coleta poderá ser feita com parentes consanguíneos do falecido: pais e/ou irmãos do falecido e/ou filhos biológicos do falecido, que deverão estar acompanhados, se possível, das respectivas mães.

Para coleta em suposto pai vivo, a mãe, a criança e o suposto pai devem comparecer no dia da coleta.

Não é necessário jejum, nem a suspensão de medicação de uso habitual.

Na área da saúde, a ação disponibilizará exames de diabetes, colesterol, hepatite C, mama, oftalmológico e orientação odontológica. O Islam Solidário irá oferecer óculos gratuitos, de acordo com a necessidade do paciente. As senhas serão limitadas. Já na área da beleza, corte de cabelo, limpeza de pele e massagem.

Para o entretenimento da comunidade, haverá distribuição de gibis do Khalil, apresentação do coral do Colégio 24 de Março e de integrantes da Associação de Capoeira Progresso de Santos.

Haverá distribuição de 3.000 brinquedos para as crianças, além de atividades como pintura de rosto, escultura de bexiga, distribuição de pipoca e algodão doce e brinquedos infláveis. Todos os serviços são gratuitos.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP