Secretaria da Justiça abre nesta quarta-feira a Semana de Direitos Humanos

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove, a partir desta quarta-feira (06/12), a Semana de Direitos Humanos, destinada a fomentar o debate, conscientizar a população sobre o tema e comemorar os 69 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

O evento, organizado pela Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), prossegue até o dia 13 e terá palestras, exibição de filmes, exposições, mostra de depoimentos de vítimas atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), danças, show de música, teste rápido de HIV e distribuição de preservativos e de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, atendimento da Defensoria Pública, esportes e oficinas, entre outras atividades. Durante toda a Semana, e até o dia 20, permanecerá aberta, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, a exposição “Moda e Diversidade”, organizada pelo Museu da Diversidade Sexual. Todas as atividades acontecerão no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, na sede da Secretaria da Justiça, no Pátio do Colégio, 184, centro da capital.

A Semana de Direitos Humanos será aberta às 9 horas, com as presenças do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, e do secretário da Cultura, José Luiz Penna. Na ocasião, a exposição “Moda e Diversidade” será aberta ao público. Haverá, ainda, palestra sobre direitos humanos e apresentação de dança peruana.

No período da tarde, a partir das 12h30, haverá exibição de filmes sobre direitos humanos, exposição de artesanato da Venezuela, demonstração de karatê; oficina de xadrez; atendimento da Defensoria Pública, teste rápido de HIV e distribuição de preservativo e material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids.

Para quinta-feira (7) a programação prevê, a partir das 12h30, mostra de depoimentos das vítimas atendidas no Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça).

No dia seguinte, 8 de dezembro, haverá apresentação do Esquadrão das Drags, às 12h30, e sequência da distribuição de preservativo e material educativo sobre DST/Aids.

Na segunda-feira, 11 de dezembro, das 12h30 às 15h será feita projeção da exposição “África em nós”.

No dia 12, a Coordenação de Políticas para a Mulher promoverá a palestra “Trabalho, Saúde e Violência contra a Mulher” e promoverá uma roda de conversa com especialistas sobre o tema “Mulher, Direitos e Cidadania”.

O evento será encerrado dia 13, com debate promovido pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) sobre os temas Racismo Institucional; Juventude Negra: Desafios e Perspectivas; Legislação: Cultura Afro-Brasileira; e Discriminação Racial, na parte da manhã. À tarde, a partir das 12h30, será oferecido mais uma vez teste rápido de HIV e distribuição de preservativo e material educativo sobre DST/Aids. Às 14 horas, haverá palestra sobre “Direitos Humanos e Cidadania: Uma política transversal” organizado pela Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), seguida de Diálogo Inter-religioso sobre “Intolerância Religiosa”, com a participação de integrantes do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, às 16 horas. A programação termina com apresentação da Banda “Soul da Paz”, às 17 horas. 

A entrada é franca para todas as atividades da programação. 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(11) 3291-2612

 

 

Governo do Estado de SP