‘Jornada da Cidadania’ lota praça central de Tietê

A praça Dr. Elias Garcia, a principal de Tietê, ficou cheia de gente neste sábado (02/12) para participar da  “Jornada da Cidadania”, evento promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC). A “Jornada”, realizada das 10 às 15 horas, ofereceu uma série de serviços e atividades gratuitos à população. Durante a ação foram realizados 2.449 atendimentos. Entre os serviços mais procurados, estão a medição de peso, altura e índice de massa corpórea, com 900 senhas distribuídas, e 250 orientações sobre a prevenção à dengue.

Enquanto as crianças se divertiam no pula-pula, na piscina de bolinhas ou com pintura facial, os adultos buscavam a emissão da primeira ou segunda via de documentos como, RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, casamento e óbito. Do outro lado da praça, a unidade móvel do Procon prestava orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável. O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) participou com distribuição de cartilhas sobre a defesa do consumidor e com a orientação aos comerciantes, e ainda disponibilizou balança para aferição de peso e altura dos cidadãos. Cartilhas foram distribuídas pelo Itesp, que é responsável pelos programas de assentamentos rurais e de regularização de imóveis urbanos e rurais.

Outro órgão vinculado à Secretaria da Justiça, o Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), ofereceu orientações para exame pericial de reconhecimento de paternidade (DNA). Os cidadãos ainda encontraram orientação jurídica, pela OAB; orientação sobre seguro desemprego e consulta a vagas de emprego, pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Os serviços também envolveram outras áreas. Na saúde, foi feita a aferição de pressão arterial, aplicação da vacina da gripe, testes de hepatite, HIV e sífilis, orientação odontológica; orientação sobre dengue, orientação ginecológica, reiki e emissão de cartão SUS. Já na beleza, os serviços se concentraram em maquiagem e limpeza de pele.

A unidade móvel do Procon prestou orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável. O IPEM participou com distribuição de cartilhas sobre a defesa do consumidor e com a orientação aos comerciantes. Também disponibilizou a balança para aferição de peso, pulso e pressão arterial dos cidadãos. Cartilhas foram distribuídas pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), que é responsável pelos programas de assentamentos rurais e de regularização de imóveis urbanos e rurais.

Cerca de 500 brinquedos foram distribuídos pela Secretaria Municipal da Educação para alegrar as crianças, que também tiveram pipoca e algodão doce a todos.

“Fui muito bem atendido”, contou Aparecido Xavier de Macedo, aposentado que buscou orientação sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A ‘Jornada da Cidadania’ deveria acontecer ao menos uma vez no ano aqui em Tietê”, pediu.

Todos os serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente à população. A “Jornada da Cidadania” foi realizada em parceria com a Prefeitura de Tietê, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sebrae, Odontoclinic e parceiros locais.

“Esta é uma iniciativa fantástica da Secretaria da Justiça”, resumiu o prefeito de Tietê, Vlamir Sandei. “Essa Jornada dá condições de cidadania à população e a participação maciça do povo mostra como isso é importante”, acrescentou.

Como parte da Jornada, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania fez uma palestra pela manhã aos gestores públicos de Tietê e região (veja aqui). Depois, esteve na praça para conferir o andamento das atividades. Ao lado do prefeito de Tietê, da vice-prefeita Ana Maria Madureira; do secretário adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira, e da coordenadora do Centro de Integração da Cidadania, Ilda Nascimento da Silva, visitou cada barraca e elogiou todos os serviços e atividades levadas à população.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania