Parada LGBT 2018 acontece neste domingo em São Paulo

  

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Márcio França nesta segunda-feira (28/05) durante coletiva de imprensa para a abertura da Semana da 22ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no Teatro Novotel Jaraguá, localizado no Centro da capital.

O evento, que terá apoio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, acontece no próximo domingo (03/06), das 12h às 18h, na região da Avenida Paulista, e terá como tema as “Eleições 2018” com o slogan “Poder pra LGBTI+”, escolhido para dar visibilidade e gerar discussão sobre os candidatos que se interessam pelas causas LGBTs.

O secretário da Justiça falou sobre a relevância da Lei Estadual nº 10.948/01, que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e sobre o significado do exercício da democracia. “A real democracia não é feita pela vontade da maioria, mas pelo efetivo respeito das minorias. Não apenas no discurso, mas na prática cotidiana da tolerância”, afirmou.

Em referência ao tema escolhido para a Parada LGBT 2018, Márcio Fernando Elias Rosa ponderou que é importante estar atento aos poderes que representam o povo brasileiro. “É preciso que todos estejamos representados. O nosso voto é a nossa voz”, reforçou o secretário.

  

A presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Cláudia Regina dos Santos Garcia, enfatizou que mais do que a visibilidade de bandeiras é a importância da consciência do voto. “Não dá para negligenciar essa oportunidade. Precisamos de representações das causas LGBTs, por uma sociedade mais igualitária e pacífica”, frisou.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, destacou que “além do momento festivo, a Parada também representa uma chamada de consciência para a cidadania política”.

 

 

Confira a programação da Semana da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

  

30 de Maio de 2018 – 20h00

CINESESC

Exibição do Documentário Close, da diretora Rosane Gurgel, que aborda o cotidiano de travestis e mulheres transexuais em presídio no Ceará.

Após a exibição haverá debate com a diretora, o coordenador de Políticas LGBT do Governo do Ceará, o coordenador de Reintegração Social da SAP, com mediação da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

 

31 de Maio de 2018 – das 10h00 às 22h00

Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP

18ª Feira Cultural LGBT de São Paulo. O evento é organizado pela Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT e conta com um público de aproximadamente 250 mil pessoas.

São tendas com objetos nas cores da diversidade sexual e de gênero e também alimentação, bebidas e muita atração artística ao longo do dia.

Gratuito

 

1º de Junho de 2018 – a partir das 19h00

Memorial da América Latina

18º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade 2018. A premiação anual é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT

Gratuito

 

03 de Junho de 2018 – das 10h00 às 20h00

Avenida Paulista, Rua da Consolação e Praça da República

22ª Parada do Orgulho LGBT de SP – Evento Oficial da APOGLBT SP, organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT.

A realização da maior Parada LGBT do mundo é garantida pelo Decreto nº. 57014/2016 que inclui a Parada do Orgulho LGBT no calendário de eventos da Cidade de São Paulo de que trata a Lei nº. 14.485/2007.

Concentração na Avenida Paulista, em frente ao MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – Gratuito

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

 

 

Governo do Estado de SP