“Sabadania” no CIC Norte contabilizou 980 atendimentos

Em celebração ao seu 17º aniversário, a unidade Norte do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou no sábado (26/05) mais uma edição do projeto “Sabadania”. A ação aconteceu das 10h às 15h30 no próprio CIC, situado na Rua Ari da Rocha Miranda, 36, bairro Jova Rural, na capital.

O Projeto “Sabadania” tem como objetivo promover atividades de lazer, cultura, saúde e entretenimento, que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

Durante esta edição foram contabilizados 980 atendimentos. Os serviços mais procurados foram corte de cabelo, limpeza de pele, vacina contra a febre amarela e teste de visão.

Outros serviços foram oferecidos para a comunidade como emissão de documentos como 1ª via de RG para menores de 18 anos; 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito; e 1ª e 2ª vias de carteira profissional.

Na ocasião, os presentes teve acesso à orientação jurídica, por meio da Defensoria Pública, e ainda sobre direitos do consumidor e novas leis trabalhistas.

Também ofereceram serviços órgãos como CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador (vagas de emprego, elaboração de currículos e palestras); CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (cadastro das famílias em programas sociais da Prefeitura); Sabesp e Eletropaulo (2ª via de boletos; parcelamento de prestações em atraso, renegociação de dívidas; Serasa (cadastro positivo e consultas); e SEBRAE (microempreendedorismo).

Na área da saúde, os participantes tiveram orientações sobre dependência química por meio do Programa Recomeço Família; doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS); higiene bucal e a importância da doação de sangue; além de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e vacina contra febre amarela.

Já na área da beleza as pessoas puderam fazer limpeza de pele e maquiagem.

As crianças se divertiram na cama elástica e participaram das atividades de pintura de rosto, de escultura de bexiga, e oficinas de estamparia. Houve também distribuição de pipoca.

O evento contou ainda com algumas atrações musicais como a Banda da Polícia Militar, o grupo de samba Tia Preta, os alunos do “Projeto Música do CIC”, e o grupo Desbravadores do Jaçanã.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP