NETP participa de debate sobre hospitalidade e proteção da criança migrante no Brasil

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou na terça-feira (13) do evento virtual ”A  hospitalidade e a proteção da criança migrante no Brasil” promovido pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, Infância e Juventude (ASBRAD), em parceria com a Organização Palhaços Sem Fronteiras do Brasil (PSFB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT),

O coordenador do NETP, Ricardo Alves, falou sobre a experiência do NETP/SP na proteção de crianças e adolescentes vítimas do tráfico de pessoas, e a importância de uma atuação interinstitucional coordenada e integrada para o devido acolhimento e reinserção social dessas pessoas. “ 70% dos resgates realizados no Estado de São Paulo contam com a presença de crianças. Muitas estão expostas ao trabalho infantil e a condições de insalubridade que afetam a saúde física e psicológica, e comprometem o desenvolvimento e o próprio futuro”, disse Ricardo Alves.

O debate tratou de importantes temas como os desafios da hospitalidade, abrigamento e proteção de crianças em situação de migração especialmente no contexto de emergência humanitária, prevenção ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas, bem como as experiências dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil ao redor do mundo e na produção e distribuição da minissérie de vídeos Infinitas Peripécias, realizado em parceria com a ASBRAD e apoio do Ministério Público do Trabalho.

Durante a Live, foi lançado o site do Projeto Infinitas Peripécias, com uma minissérie, que tem como objetivo contribuir com os processos de hospitalidade de crianças que passaram pela experiência de migração. A primeira temporada do projeto conta com 10 vídeos que abordam temas relacionados ao processo de migração, ente eles,  a dificuldade com o idioma, e a saudade dos amigos e do país de origem. Os vídeos são acompanhados de atividades pedagógicas. Toda a rede de proteção aos migrantes e refugiados pode acessar gratuitamente o conteúdo e utilizá-lo como atividades lúdicas para a poiar o acolhimento das crianças no Brasil. http://www.asbrad.org.br/infinitasperipecias/.

O evento também contou com  a participação de  João Chaves, defensor público da União, Cristiane Nogueira, procuradora do Trabalho, Thiago Garcia, coordenador da Resposta Humanitária do UNICEF-AM, Mariana Camargo, assistente de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Roraima, Renato Ribeiro, coordenador do Projeto Infinitas Peripécias – PSFB, e Dalila Figueiredo, Presidente da ASBRAD.

O debate foi mediada por Graziella do Ó, coordenadora do Programa de Defesa dos Direitos de Pessoas em Situação de Migração e Refúgio da ASBRAD , e por Aline Moreno, diretora-executiva da ONG Palhaços sem Fronteiras.