Coordenadora de Políticas para Mulher, oferece palestra aos funcionários da Fundação CASA

Com a palestra “Desafios para Efetivação das Políticas para a Mulher”, a Coordenadora de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Edna Martins, apresentou na última semana as ações, programas e políticas públicas relativas à defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de gênero, realizadas pelos diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo.

A coordenadora evidenciou o papel estratégico da Secretaria através da Coordenação e na conformação do sistema de governança estadual de políticas públicas para mulheres.

A palestra foi o encerramento das atividades da Semana da Mulher, promovido pela Universidade Corporativa – UNICASA, da Fundação CASA, que iniciou no dia 07/03, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 08 de março.

Segundo Edna, “o mapeamento das políticas para mulheres do Governo do Estado, demonstrou que algumas secretarias já atuam diretamente com a questão de gênero no contexto de suas áreas, enquanto outras tratam a questão ainda de forma marginal e incipiente. Neste sentido, a Coordenação de Políticas para Mulher propõe fortalecer a atuação do estado por meio da construção de um sistema de governança das políticas para mulheres. Com o objetivo promover a melhoria e garantir o acesso das mulheres aos serviços por meio da articulação intersetorial, da descentralização e regionalização das políticas”.

Na palestra, transmitida ao vivo para os servidores da Fundação CASA, entre outras políticas do Governo do Estado, a coordenação destacou a atuação dos Centros de Referência e Apoio à Vítima – CRAVI e dos Centros de Auxílio à Mulher (CAM) que ficam nos Centros de Integração da Cidadania (CIC) que atendem mulheres vítimas de violência, da ampliação no número de Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a criação da DDM Online, o Programa Dignidade Íntima que distribui absorventes para estudantes da rede pública, o programa Empreenda Mulher e a Casa da Mulher em São Paulo.