Casamento comunitário no Centro de Tradições Nordestinas formaliza união de 87 casais

  

O casamento comunitário gratuito promovido sábado (26/11) pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Norte formalizou a união de 87 casais. A cerimônia aconteceu às 13 horas, no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), localizado no bairro do Limão, zona norte da capital.

O evento é fruto da parceria do CIC com o CTN, que cedeu o espaço e organizou a estrutura da festa, com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo e com o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de SP.

O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, cumprimentou os responsáveis pelo evento e desejou boa sorte e felicidade aos noivos. “O tempo pode apagar as lembranças, o corpo bonito e o rosto perfeito, mas jamais apagará os momentos de compreensão, de conquistas, de cumplicidade e de amor. Que Deus abençoe este momento”, afirmou.

“Hoje vocês estão dando um grande passo e daqui para frente essa união terá muitas alegrias, mas também tristezas. A missão de cada casal aqui presente é viver profundamente, intensamente cada alegria que vocês terão e se unir em cada dificuldade. É assim que vocês constituirão uma família e um amor eterno”, disse a diretora social do CTN e deputada federal Renata Abreu.

Durante a cerimônia, o casal Rogério Rodrigues, de 42 anos, e Sirley Pereira dos Santos, 46, representou o enlace matrimonial dos outros casais. Os dois moravam na mesma rua e se tornaram amigos quando Rogério tinha 17 anos e Sirley, 24. A moça se casou e, depois de separada, se reencontrou com Rogério. Começaram a namorar e estão juntos há 22 anos. “O sonho de todo mundo é oficializar a união perante a lei porque ainda existe muito preconceito. Estamos muito felizes com essa oportunidade de regularizar a situação civil gratuitamente. Nossos filhos também serão beneficiados”, afirmou Sirley.

A celebração também selou a união civil de casais homossexuais. “Estamos juntas há três anos, fomos discriminadas por sermos um casal de mulheres, mas o nosso amor foi mais forte e superamos tudo. Hoje somos respeitadas, as nossas famílias e amigos que nos rejeitaram estão aqui hoje celebrando conosco. O amor venceu” disseram as noivas Lucimar e Edinéia.

A cantora Simony, madrinha do evento, proferiu algumas palavras aos casais e cantou a música ‘Quando te vi’.

Também participaram do evento a diretora do CIC, Ilda Nascimento; o gerente social do CTN, Rudnei Machado; o presidente do Sindicato dos Juízes de Paz, Miguel Marques de Alcântara; familiares e amigos dos noivos, e servidores do CIC.

  

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

 

Governo do Estado de SP