Tribunal de Contas lança o Índice de Efetividade da Gestão Estadual

  

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou nesta segunda-feira o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEG-E), um conjunto de indicadores criado pela Corte para medir a eficiência da administração do Governo do Estado. O lançamento aconteceu em solenidade na sede do TCE com as presenças do governador Geraldo Alckmin, de secretários do Estado, de conselheiros do TCE, de parlamentares e de outras autoridades.

O Índice de Efetividade da Gestão Estadual é composto por 342 quesitos de cinco diferentes áreas de atuação pública – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Segurança -, segundo explicou o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Sidnei Beraldo. O indicador foi elaborado por uma equipe de técnicos e especialistas do TCE com a colaboração de representantes da sociedade civil, do governo e de universidades como a USP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Nosso foco principal é a legalidade e a regularidade das despesas da administração pública e esse Índice vai ajudar a mediar a eficiência da atuação pública”, afirmou Beraldo. Segundo o presidente do TCE, há uma exigência cada vez maior da sociedade para que o gestor público “faça mais com o mesmos recursos”.

  

O governador Geraldo Alckmin elogiou a iniciativa que, em sua opinião, significa uma mudança de cultura. “É um momento histórico”, disse, acrescentando que o Tribunal de Contas inova com criatividade e aponta um caminho: “Melhorar a eficiência; priorizar o que efetivamente traz resultado para a população”.

A cerimônia contou com as presenças dos secretários Márcio Fernando Elias Rosa (Justiça e Defesa da Cidadania), David Uip (Saúde), Samuel Moreira (Casa Civil), Marcos Monteiro (Planejamento e Gestão), Hélcio Tokeshi (Fazenda), Rodrigo Garcia (Habitação) e Linamara Batisttella (Pessoa com Deficiência); do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, do secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane; do defensor público-geral Davi Depiné Filho; do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio;  do desembargador Álvaro Augusto dos Passos, representando o presidente do Tribunal de Justiça, do juiz Paulo Prezak, representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar;  do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, de parlamentares e de outras autoridades.
 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP