Seminário “Drogas K” atrai o interesse de 320 participantes


Buscar formas conjuntas de enfrentamento, levantar dados estatísticos e discutir ações a serem adotadas junto aos usuários, estão entre as diretrizes apontadas no Seminário “Drogas K: Alertas, Emergências e Cuidados”, realizado nesta quinta-feira (11), no auditório da Fundação Casa, localizado à Rua Florêncio de Abreu, 848 – Luz/SP. Organizado pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED), o evento contou com 320 participantes, entre os que prestigiaram de forma presencial e os que acompanharam a transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=L3kCBCAK5bo

Representando a Secretaria da Justiça e Cidadania, o secretário-executivo Raul Christiano fez a abertura do seminário e destacou a relevância do CONED na busca permanente de políticas públicas efetivas sobre drogas. “Esse seminário é um lumiar, que reúne especialistas e a sociedade paulista para discutir e apontar alternativas para a tão preocupante questão das drogas K”, destacou Raul Christiano.

Segundo a presidente do CONED, Eliana Borges, o evento representa um importante fórum de apoio às instituições. “É fundamental discutir muito esse tema, rever mitos e entender a dimensão para caminharmos em busca de alternativas”, declarou ela.

Também presente ao seminário, a vice-presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, afirmou que a disseminação das drogas K está causando um grande impacto entre jovens e adolescentes. “Precisamos compreender essa nova substância que está sendo consumida pelos nossos jovens e levar essa discussão para todos os âmbitos sociais”, concluiu.

Drogas K
Produzida em laboratório, e com nomes diversos, as “drogas K” pertencem ao grupo de novas substâncias psicoativas que têm ganhado destaque, tanto no Brasil quanto globalmente. Seu surgimento aconteceu na década de 1980. Os nomes K9, K2 e K4 são diferentes denominações para a mesma droga, variando apenas na forma de consumo.

CONED
Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, que também é responsável pela secretaria executiva do Conselho, o CONED tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, tratamento, redução da oferta e a reinserção social de pessoas com problemas devido ao uso de drogas. A Fundação CASA é representada no Conselho pela Superintendência de Saúde.

Seminário
1º Painel – Novas substâncias psicoativas: a urgência para as drogas K
Dra. Silvia Cazenave- Conselho Regional de Farmácia e Conselheira do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas-CONED
Mediador – Lucas Roncati Guirado- Conselheiro CONED /FEBRACT

2° Painel – Olhando para os dados
José Luiz da Costa- Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP
Raul Machado Tiltscher- Secretaria de Segurança Pública -Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico -DIPE/DENARC e Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas-CONED
Mediador: Ed Carlos Corrêa de Faria- Conselheiro CONED/LEIPSI

3° Painel – Cuidados na perspectiva de Redução de Danos e Direitos Humanos
Maria Tornelli- Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes-PROAD
Michelly Cury- Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família-CEFATEF e Conselheira do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas-CONED
Ana Cristina Maluf- Centro de Convivência É de Lei
Yliah Cavalcanti Sardinha-Centro de Referência da Criança e do Adolescente em Situação de Rua e na Rua -CRCA
Marcelo Dayrell Viva- Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Mediador: Aldemyro de Figueiredo Rolim- Conselheiro CONED/ ABRAMD

Governo do Estado de SP