Secretário da Justiça e Cidadania participa da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Evento contou com 237 municípios concorrendo em 10 categorias diferentes

Nesta quinta-feira (11/04), ocorreu a cerimônia de premiação da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, participou do evento e foi responsável pela entrega de um dos prêmios.

O propósito desse evento é incentivar a inovação no Setor Público, fortalecer as capacidades municipais, estimular a aprendizagem e inspirar o surgimento de novas iniciativas e concepções.

A etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias:

• Inclusão Produtiva;
  • Empreendedorismo Rural;
  • Compras Governamentais;
  • Empreendedorismo na Escola;
  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo;
  • Governança Territorial;
  • Sala do Empreendedor;
  • Turismo e Identidade Territorial;
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente;
  • Cidade Empreendedora.

Em seu discurso, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, apontou um traço comum entre prefeitos e empreendedores. “O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou.

“O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, destacou que “o Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”.

As prefeituras que se destacaram ao apresentar iniciativas consistentes, concentradas na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas empreendedoras, foram agraciadas com o Selo Prefeitura Empreendedora.

Os municípios vencedores seguirão para a fase nacional da premiação, que terá início em 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria estadual serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está agendada para 11 de junho, em Brasília (DF). No total, mais de 2,5 mil inscrições foram recebidas em todo o país para a 12ª edição do Prêmio.

Também participaram do evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos; o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi; e a gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Lizzie Trevilatto, entre outras autoridades.