Semana de Direitos Humanos termina nesta quarta-feira

  

A Semana de Direitos Humanos, realizada pela Secretaria da Justiça desde a última quarta-feira (06/12), termina nesta quarta-feira (13/12) com o 5º módulo do Ciclo de Atualização em Direitos Humanos, com o tema: “Igualdade Racial e Defesa da Cidadania”. O penúltimo dia do evento trouxe o diálogo sobre Trabalho, Saúde e Violência contra a Mulher. O encontro aconteceu hoje (12/12) das 9h às 13h, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, sede da Pasta.

Organizada pela Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), o evento tem como objetivo fomentar o debate, conscientizar a população sobre o tema e comemorar os 69 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nesta terça-feira, a coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte Takiuti, falou sobre “Desigualdade e Direitos Reprodutivos”.  A especialista ressaltou a importância do acesso da mulher aos equipamentos de saúde, e abordou ainda o combate à violência doméstica e a saúde da mulher na 3ª idade.

A “Saúde da Mulher Imigrante e Refugiada” foi discutida pelo coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça, Flávio Antas Correa, e pelo médico Paulo Gallo.

  

Já a médica ginecologista Maria de Fátima Duarte abordou a temática das “Mulheres com Deficiência e Violência”.

A garantia dos direitos previdenciários e a desaposentação foram temas apresentados pela advogada Adriana Sato.

Após os debates, houve apresentação de dança cigana e do grupo de chorinho Nota Paulista, no Pátio do Colégio, em frente à sede da Secretaria.

Participaram do penúltimo dia do evento a presidente do Conselho Estadual da Condição feminina, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister; a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Gislaine Caresia; a chefe do escritório do ACNUR, Beatriz Nogueira; a presidente da LIBRA, Marta Lívia Suplicy, e representantes Secretaria de Estado da Educação, Sandra Maria Fodra e Devanil Tozzi.

  

Sobre a Semana de Direitos Humanos

A Semana começou em 06 de dezembro e neste período houve palestras, exibição de filmes, exposições, mostra de depoimentos de vítimas atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), danças, show de música, teste rápido de HIV, distribuição de preservativos e de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, atendimento da Defensoria Pública, apresentação de modalidades esportivas e oficinas, entre outras atividades.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP