Secretaria da Justiça realiza nesta quarta o último Ciclo de Atualização em Direitos Humanos

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), realiza nesta quarta-feira (13/12) o 5º e último módulo do Ciclo de Atualização em Direitos Humanos e Cidadania com o tema: “Igualdade Racial e Defesa da Cidadania”. O evento acontecerá das 9 às 18 horas, no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, na sede da Pasta, no Pátio do Colégio, 184, centro da capital.

A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo e debater informações atualizadas e inovadoras sobre o tema.

Durante encontro serão apresentados os trabalhos realizados pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça, no enfrentamento ao racismo e combate à desigualdade racial. Também haverá discussões sobre intolerância religiosa e fomento de uma cultura de paz, por meio do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, instituído pela Secretaria da Justiça.

Na parte da manhã serão abordados os temas: “Racismo Institucional”; Juventude Negra: Desafios e Perspectivas” e “Legislação: Cultura Afro-Brasileira e Discriminação”. Na parte da tarde, as discussões serão sobre “Direitos Humanos e Cidadania: Uma Política Transversal” e “Intolerância Religiosa”.  As palestras são direcionadas ao público em geral.

O Ciclo, que acontece na segunda semana de cada mês, teve início em agosto e é dividido em 5 módulos, com duração total de 40 horas. Os temas abordados nas edições anteriores foram” O que são Direitos Humanos e Cidadania”, “Diversidade e Violência”, “Proteção à Pessoa” e “Proteção à Vítima”.

Confira a programação completa do evento:

9h30– Racismo Institucional- Haydée Paixão Fiorino Soula – advogada

10h- Juventude Negra: Desafios e Perspectivas –Roseli de Oliveira- Socióloga

11h- Legislação: Cultura Afro-Brasileira e Discriminação– Tatiane de Souza- advogada

14h- Direitos Humanos e Cidadania: Uma Política Transversal- Deborah Malheiros, coordenadora da CGAPDC; Silvana Gimenes; assessoria de Cultura para Gênero e Etnia da Secretaria Estadual de Cultura; e Luiz Carlos Lopes, secretário adjunto da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência.

15h30- Diálogo Inter-Religioso- Intolerância Religiosa – Membros do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

16h30- Debates

17h- Encerramento do Ciclo- Márcio Fernando Elias Rosa, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania

17h20- Apresentação artística: Banda “Sou da Paz”