Secretários de Estado de SP visitam Fundação CASA no Dia da Juventude do Brasil

Em sua primeira visita, Célia Parnes, da pasta de Desenvolvimento Social, conheceu o trabalho realizado na CASA Chiquinha Gonzaga, acompanhada do Secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti

A secretária de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, a convite do secretário da Justiça e Cidadania e Presidente da Fundação CASA, Paulo Dimas Mascaretti, visitou nesta terça-feira, 22 de setembro – Dia da Juventude do Brasil, o centro socioeducativo feminino Chiquinha Gonzaga, da Fundação CASA, localizado na capital paulista.

Ao longo da visita, Célia Parnes e Paulo Dimas acompanharam os trabalhos realizados no centro socioeducativo destinado à internação, medida socioeducativa de privação de liberdade, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social teve a oportunidade, ainda, de conhecer algumas adolescentes das mais de 80 que o centro socioeducativo atende, e saber como funciona na prática o Programa de Acompanhamento Materno-Infantil (PAMI), destinado a jovens grávidas ou mães que tiveram seus bebês durante a privação de liberdade; acompanhou a agenda pedagógica, que conta com aulas da educação escolar, cursos de educação profissional básica e oficinas de arte e cultura, entre outras atividades, todas adaptadas durante o período da pandemia da Covid-19.

“A proteção social amparada pelos pilares do desenvolvimento da autonomia, aqui marcada pela agenda pedagógica que fornecem os meios para o crescimento pessoal e profissional das adolescentes; e da assistência personalizada às jovens grávidas e mães, representada pelo Programa de Acompanhamento Materno-Infantil; refletem a essência fundamental do Desenvolvimento Social no que tange o atendimento a esta população em situação de vulnerabilidade”, explicou Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

De acordo com Paulo Dimas Mascaretti, secretário da Justiça e Cidadania e Presidente da Fundação CASA, como serviço essencial, a Instituição não parou de atender os adolescentes durante a pandemia. “O diálogo ampliado com a secretária de Desenvolvimento Social, Celia Parnes, é um ganho enquanto política socioeducativa, porque todas elas e todos eles, depois que cumprirem a medida socioeducativa, retornam para a convivência em sociedade e o apoio nesse período é fundamental”.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no ECA e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas — determinadas pelo Poder Judiciário — são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.

Governo do Estado de SP