Conselho da Condição Feminina promove live sobre pessoa com deficiência nesta quinta-feira (24)

Em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, o Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoverá nesta quinta-feira (24), às 17h, via Facebook, sua décima terceira para falar sobre o tema. Para participar basta acessar o link: link: https://www.facebook.com/ComissaoDeEventosCECF/

O encontro contará com a participação da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, que abordará as políticas públicas e os direitos humanos das pessoas com deficiência.

A entrevistada é advogada, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas -FGV (Economia e Gestão em Relações Governamentais) – Ficou paraplégica aos 19 anos, em decorrência de um acidente de automóvel. Atuou durante 30 anos no Poder Legislativo, como vereadora da cidade de Campinas e deputada estadual por sete mandatos consecutivos em defesa da causa dos direitos das pessoas com deficiência. Presidiu as Comissões: de Constituição e Justiça (sendo a 1ª Mulher a presidi-la); de Ciência e Tecnologia; de Fiscalização e Controle; e de Assuntos Sociais e Meio Ambiente. Criou e coordenou por mais de 10 anos a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo. Foi corregedora da Assembleia Legislativa por dois mandatos e conselheira de vários órgãos, entre eles, Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Fundação Dorina Nowill.

O debate será mediado pela presidente do CECF, Maria dos Anjos Helmeister.

Durante o período de isolamento social, o Conselho já transmitiu treze lives: “Vidas Negras Importam”, “Violência Doméstica na Pandemia”, “Mulher na Política”, “Alienação Parental e Guarda Compartilhada”, “Saúde da Mulher na Pandemia”, “Evolução das Políticas Públicas para a População Negra”, “Violência Contra a Pessoa Idosa em Tempos de Pandemia”, “Ações da Secretaria da Justiça e Cidadania voltada para as Mulheres”, “A Importância do Movimento das Mulheres – Lei Maria da Penha e Delegacia da Mulher” ,“ Mulheres encarceradas”, Visibilidade Lésbica”, “Mulher- Crise do Desemprego”, “Mulher, Sexo na Melhor Idade”, e “Tráfico de Pessoas”.

Conselho da Condição Feminina
O CECF tem como atribuições formular diretrizes e promover atividades que visam à defesa dos direitos da mulher, à eliminação das discriminações que as atingem, bem como a plena integração na vida socioeconômico e político-cultural; assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de Governo nos âmbitos federal, estadual e municipal em questões relativas à mulher, tendo como objetivo defender seus direitos e interesses; e desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre a problemática da mulher.