Secretário da Justiça visita Solar da Marquesa de Santos

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, visitou nesta terça-feira (24), o Solar da Marquesa de Santos, localizado ao lado da sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, no Centro da capital.

Atualmente, o Solar da Marquesa de Santos abriga atividades museológicas e a sede do Museu da Cidade de São Paulo.

Durante a visitação, Fernando José da Costa percorreu as dependências e apreciou o acervo da residência histórica.
As salas, salão de festa, jardim e quarto hoje abrigam as exposições “Infâncias em São Paulo”, que apresenta um percurso por diversos temas e períodos da história das infâncias na cidade de São Paulo; e “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, que aborda a trajetória histórica da moradora mais famosa do Solar e tece informações biográficas de Domitila, que se misturam com fatos políticos e sociais brasileiros, da Colônia ao Segundo Reinado, e se inserem na cidade de São Paulo.

A Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo (1797 – 1867), foi a proprietária entre 1834 e 1867. No ano de 1880, é colocada em hasta pública e arrematada pela Mitra Diocesana, que ali instalou o Palácio Episcopal.
Em 1909, o imóvel foi adquirido pela The São Paulo Gaz Company, que nele instalou o seu escritório. Para adaptar-se ao novo uso, a casa passou por diversas modificações e ampliações: foram demolidas paredes de taipa de pilão, janelas e portas, transformadas em vitrines.

Em 1967, a Companhia Paulista de Gás (sucessora da The São Paulo Gaz Company) foi desapropriada e todos os seus imóveis passaram à Prefeitura. Em 1975, já incorporado ao patrimônio municipal, o Solar foi sede da Secretaria Municipal de Cultura e alguns de seus departamentos, como o DPH, criado nesse ano.
O Solar da Marquesa está aberto para visitações de terça-feira a domingo, das 11h às 15h, na Rua Roberto Simonsen, 136, na Sé. A entrada é gratuita.

Governo do Estado de SP