Coordenadora de Políticas para a Mulher participa de reunião do Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher

A Coordenação de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou na manhã desta quinta-feira (19), às 10h, da reunião mensal do Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher, via plataforma Teams.

Durante o encontro, a coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Sandra Martins, apresentou propostas de implantação dos Núcleos Regionais de Defesa da Mulher e de ampliação da composição do Comitê Interestadual de Defesa da Mulher.

A coordenadora ainda abordou como será a criação dos Núcleos Regionais de Defesa da Mulher e informou os membros sobre o lançamento do programa “Casa da Mulher em São Paulo”, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Justiça e Cidadania.

Paula Montagner, membro do Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher e representante da Fundação Seade, explanou sobre “a desigualdade de gênero: algumas evidências empíricas”, com a apresentação de dados sobre a mulher no estado de São Paulo.

As informações apresentadas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) destacam como a não divisão das tarefas da casa, o cuidado com as pessoas, afetam especialmente a qualidade de vida das mulheres.

Em 2021, a pesquisa contabilizou 23 milhões de mulheres no Estado, o equivalente a 51,3 % da população paulista. Desse total, 37% são mulheres negras (pretas e pardas). Em 2020, 27 a cada 100 mulheres perderam o trabalho.

Entre elas, as mulheres negras apresentam as maiores taxas antes e durante o primeiro ano da pandemia.

A pesquisa ainda mostra as desigualdades no mercado de trabalho, escolaridade, renda e representação na vida pública das mulheres paulistas.

Outro dado relevante, aponta que a pandemia da Covid-19 ampliou as dificuldades para a população, em especial para as mulheres que perderam trabalho e/ou ficaram sobrecarregadas nos cuidados de crianças, idosos e pessoas adoecidas.

As reuniões do Comitê Intersecretarial são realizadas mensalmente, com o objetivo de debater as políticas estaduais voltadas para as mulheres de maneira intersetorial, para a consolidação de ações mais efetivas e de transformação da realidade, diminuindo as desigualdades de gênero.

O Comitê Intersecretarial foi criado pelo decreto nº 58.428, de 8 de outubro de 2012, é presidido pela Secretaria de Cidadania e Justiça através da Coordenação de Políticas para a Mulher, contando com representantes das Secretarias da Habitação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além da Fundação SEADE e Fundo Social.

Membros titulares e suplentes do Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher.

1. Casa Civil – Ana Paula Fava
  2. Secretaria Direitos da Pessoa com Deficiência – Fernanda Simidamore
  • Secretaria de Desenvolvimento Regional – Anna Beatriz R F Sampaio
  1. Defensoria Pública/NUDEM. Paula Sant Anna M. Souza e Nalida Coelho Monte
  2. Secretaria da Administração Penitenciária – Eliana Dalla Vecchia
  3. Representante do Núcleo de Taubaté
  • Representante do GT Central – falta o contato
  • Pesquisadoras do IRI/USP:
  1. Grupo MaRIas – Kelly Agopyan, Mariana Corrêa, Ana Flávia Montemor, Thamires Vasques, Rita Feodrippe, Laira Tenca, Giovanna Angeloti, Beatriz Azevedo, Julia Goldman, Natali Cinelli.
  2. Grupo LAI (5) – Giulia Bernard, Dalila Lisboa, Stella Lourenço, Geisiele, Giulia Oliveira.