Secretário da Justiça participa de evento sobre desenvolvimento paulista

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, participou na manhã desta terça-feira (05/12) do Fórum de Debates “Desenvolvimento Paulista”, compromisso como Brasil”. O evento, realizado pela Global Council of Sales Marketing (GCSM), aconteceu na “Sala Ministro Manoel da Costa Manso “, no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na abertura, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Tóffoli, ressaltou a importância do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do País. “São Paulo é um país que vive dentro de outro país. Os paulistas são conhecidos pelo foco na eficiência, na competência e eles não têm medo de trabalhar. O dia a dia das pessoas, de cada profissional, de cada trabalhador é mais forte do que qualquer crise e é assim que vamos superar os desafios e contribuir para o desenvolvimento da nação brasileira”, disse Tóffoli.

O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, que proferiu a palestra “São Paulo uma Locomotiva a favor do Desenvolvimento e do Crescimento Econômico e Social do Brasil”.

Alckmin ressaltou que o estado de São Paulo é uma terra de empreendedores. “Nós temos uma forte miscigenação. São Paulo é uma terra onde o japonês fala português com sotaque italiano. Aqui todos são acolhidos.  Uma terra cosmopolita de tolerância e de pessoas comprometidas com o trabalho”, disse Alckmin.

Em relação ao Estado, o governador destacou a expansão do sistema educacional, com a criação de creches, Fatecs e Etecs; e o grande desafio da segurança pública em reduzir as taxas de homicídio. Destacou também o avanço nas áreas da saúde, transportes, agricultura e turismo.

O governador sublinhou ainda a proposta de criação de uma Agencia Nacional de Inteligência, com a participação do governo federal, Polícia Rodoviária, Forças Armadas, segurança institucional, a inteligência dos estados e tecnologia, para poder enfrentar fortemente a questão do tráfico e das drogas.” O Brasil tem tudo para crescer com uma agenda de modernização, de competitividade e inserção internacional que nos permita realizar essa vocação de um país continental vocacionado para crescer”, concluiu.

No encerramento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o TJ, e mencionou a evolução do trabalho do Judiciário, que hoje conta com sistemas digitalizados. “O Judiciário mudou muito, temos hoje tecnologia, mas nada substitui o ser humano. No final do processo temos que ter um juiz, um servidor com sua sensibilidade, com seu humanismo, conhecimento, e que vai dar a tônica, a solução para promover a paz social”, disse Mascaretti. “Nós temos que pensar e repensar nossas instituições, repensar o País, incutir a ética no coração das pessoas para que possamos vencer os desafios, empreender, lutar e trabalhar para um país melhor”, concluiu.

Participaram também do encontro o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini; o secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo Pablo Gustavo Meireles, o presidente da Global Council of Sales Marketing (GCSM) Agostinho Turbian; juristas, magistrados, secretários, deputados, desembargadores, juízes, membros do MP, advogados, defensores públicos, prefeitos, vereadores, empresários, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania