Secretário da Justiça participa da abertura do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, participou na tarde desta quinta-feira (09/11) da cerimônia de abertura do I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) no Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, no bairro da Lapa, em São Paulo.

Márcio Elias Rosa representou o governador Geraldo Alckmin no evento, que termina nesta sexta-feira (10/11) e tem na programação uma série de palestras com temas como “Organizações criminosas e mecanismos transnacionais de combate à lavagem de dinheiro. Uma perspectiva judicial do caso Panamá papers”, “Sociedade da informação: Prova Digital e Investigação. Os desafios da revolução digital e a utilização das novas tecnologias”, “Cooperação Jurídica Internacional, crimes financeiros e corrupção transnacional”, “Autonomia da Polícia Judiciária”, “A importância da necessária autonomia da Polícia Federal no combate à corrupção”, e “Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças”.

“Trago o compromisso do governo do estado em favor do fortalecimento da Polícia Federal e dos seus membros”, afirmou o secretário na abertura. Márcio Elias Rosa também destacou a importância do combate à corrupção, mas ressalvou que o Brasil não é o único país a padecer desse mal. “Essa não é uma deformação da atividade política brasileira, é um mal que ocorre em qualquer sociedade organizada do mundo”, observou. “A diferença está na leniência ou não em relação a esse fenômeno, e o Brasil tem dado mostras de que o combate à corrupção é fundamental”.

O secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, que é delegado de Polícia Federal, lembrou avanços da instituição nos últimos anos e citou a atuação na apuração do “mensalão”, que originou a ação penal 470 cujo resultado foi a condenação de vários políticos brasileiros.

Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral, o combate à corrupção é, hoje, “a prioridade número um das instituições brasileiras porque é da corrupção que nascem outros grandes problemas nacionais”. Para isso, afirmou, “nada melhor do que o trabalho coordenado das instituições”. E acrescentou que é preciso continuar batalhando pelo fortalecimento da PF e que a sociedade se mantenha vigilante.

Discurso semelhante fez a diretora regional da ANDPF de São Paulo e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo, Tânia Fernanda Prado Pereira, que defendeu a valorização da PF. Na sequência, o superintendente regional de Policia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, enfatizou que o problema da corrupção no Brasil é tão grave que foi tema de discussão esta semana na Organização das Nações Unidas (ONU). Depois de defender mudanças legislativas que assegurem mais segurança para a atuação da PF, reiterou “o compromisso da Polícia Federal de continuar executando sua missão constitucional de combater a corrupção”.

Também participaram da mesa de abertura do Simpósio o juiz federal Fausto De Sanctis; o presidente eleito da ANDPF, Edvandir Paiva; Coriolano de Almeida, presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo;  a desembargadora Ivana David, representando o presidente do Tribunal da Justiça; Helvio Roberchini, do Movimento Combustível Legal, e outras autoridades.

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania