Secretário da Justiça palestra sobre socioeducação em seminário do MP-SP

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Fundação CASA, Márcio Fernando Elias Rosa, participou nesta sexta-feira (10/11) do 1º Seminário sobre Atendimento Socioeducativo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Desafios da Socioeducação, realizado na Câmara Municipal de Taubaté.

Durante o evento, organizado pela Promotoria da Justiça de Taubaté, Márcio Elias Rosa abordou o funcionamento do sistema socioeducativo com profissionais de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) da cidade de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

No primeiro painel, o diretor Técnico da Fundação, Adilson Fernandes de Souza, falou sobre o relacionamento entre os entes públicos na gestão da medida socioeducativa.

A discussão teve a mediação da diretora da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), da Fundação CASA, Marly Moura. A DRVP responde pela supervisão dos 12 centros socioeducativos correspondentes à região administrativa do Vale do Paraíba.

Visita técnica

Após o debate, o secretário da Justiça e presidente da CASA realizou visita técnica ao CASA Taubaté.

“Os profissionais de todas as áreas estão bastante envolvidos com o trabalho, com boas ideias e sugestões. A infraestrutura é muito boa. É óbvio que sempre há desafios e o que fazer para melhorar”, destacou Márcio Elias Rosa.

O secretário da Justiça lembrou que o modelo da antiga Febem, baseado em grandes complexos centralizados, foi substituído por centros menores com cerca de 60 adolescentes atendidos em cada.

“O trabalho nos centros é voltado para o pedagógico, com aulas dos professores da rede estadual de ensino, aulas no contra turno, atendimento médico, odontológico e psicossocial. As equipes são muito profissionais, fiscalizadas pelo Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública”, afirmou.

Na região do Vale do Paraíba há 724 adolescentes em atendimento nos 12 centros socioeducativos. A maioria dos jovens possui idades entre 15 e 17 anos (528 adolescentes ou 73,13%) e praticou o ato infracional de tráfico de drogas (325 ou 44,47%).

Desde o dia 27 de julho, o presidente da CASA tem visitado centros socioeducativos no Estado de São Paulo para conhecer pessoalmente o trabalho realizado no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional.

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania