Secretário da Justiça homenageia Cruz Vermelha no Dia Humanitário

Em comemoração ao Dia Mundial Humanitário, celebrado nesta quinta-feira (19), o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, recebeu o diretor executivo da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo, Bruno Semino, na sede da Pasta.

Na ocasião, Fernando José da Costa homenageou a entidade filantrópica com uma placa de reconhecimento e a doação do seu salário em agradecimento pelos serviços prestados à humanidade.

“Hoje é o Dia Mundial Humanitário e também dia do meu aniversário. Fiz questão de neste mês doar o meu salário para uma importante entidade que ajuda a população e que faz um trabalho voluntário especial. Fico alegre em poder ajudar quem precisa e reforço: quem puder, ajude”, disse o secretário.

Bruno Semino agradeceu a homenagem feita à Cruz Vermelha e falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Nos empenhamos diariamente para atender a população no que ela necessita. O nosso foco tem sido ajudar quem está sendo atingido pela Covid 19. Procuramos manter programas de alimentação e, no período de frio, distribuição de roupas. Isso é o que o Estado precisa e contar com estruturas como a Secretaria da Justiça nos ajuda a desempenhar melhor a nossa atividade.”

O secretário da Justiça ainda lembrou os trabalhos já desenvolvidos pela Pasta em parceria com a Cruz Vermelha, como as ações realizadas com o programa Centro de Integração da Cidadania (CIC) que oferece orientações sobre primeiros socorros, além da distribuição de roupas, cestas básicas e kit de higiene. O atendimento contempla crianças, adolescentes e idosos.

Dia Mundial Humanitário

Celebrado anualmente no dia 19 de agosto, desde 2009.

A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sessão plenária de 11 de dezembro de 2008, como forma de recordar as vítimas do ataque no escritório das Nações Unidas em Bagdá-Iraque, em 2003, onde cerca de 150 pessoas ficaram feridas e 22 morreram, entre eles, o Alto Comissário para Direitos Humanos e diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello. Essa foi a primeira vez que uma organização humanitária e neutra foi atacada de forma violenta.

Esta data também é conhecida por Dia Mundial da Ajuda Humanitária e Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, em homenagem a todos os voluntários do mundo que desenvolvem trabalho humanitário, bem como àqueles que perderam suas vidas no exercício deste trabalho.

A Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. A Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo. No Brasil está presente em 21 estados.