Secretário da Justiça faz palestra em Andradina sobre “Corrupção e Cidadania”

   

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, proferiu nesta terça-feira (12/12) palestra para advogados, políticos e estudantes do município de Andradina, na região noroeste do Estado. O encontro foi promovido pela 91ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e teve como tema “Cidadania e Corrupção”.

Márcio Elias Rosa iniciou a explanação chamando a atenção para os inúmeros escândalos vividos pelo País na atualidade, mas ressalvou que a corrupção não é um mal que atinge apenas o Brasil, citando casos ocorridos em países como Itália, Japão e Alemanha.

“A corrupção existe em todos os Estados e sociedades”, afirmou. “A corrupção não é uma deformação moral do povo brasileiro, mas coloca em xeque a democracia, a República, a ideia de cidadania e difunde de modo quase definitivo a sensação de que vivemos em um Estado corrupto e leniente”, esclareceu.

Durante o encontro, o secretário da Justiça reforçou a importância do combate à corrupção não se confundir com a criminalização da política. “Os peculatários, falsários, sonegadores, aproveitadores e falsos homens públicos devem ser punidos com a cadeia. Responsabilizar esses homens é indispensável, mas não se deve criminalizar a atividade política”, observou. “Quem criminaliza a atividade política flerta com o autoritarismo e retira a liberdade do povo”, reforçou.

Márcio Elias Rosa garantiu que esse é um momento de depuração, de corrigir a injustiça da desigualdade social e fazer com que o Brasil se desenvolva.

“Não há outra saída para o País, senão o fortalecimento da República, da democracia, do saneamento dos partidos políticos e do engajamento de homens e mulheres honestos no processo político”, ponderou.

Ao vislumbrar dias melhores, o secretário da Justiça afirmou que “política é agregar, dialogar e cultivar no ser humano a esperança, desejo e crença verdadeira de que o amanhã será melhor”.  Salientou, ainda, que o Estado encontra a sua razão de ser na capacidade de gerar felicidade e justiça social para os que habitam o seu território. Márcio Elias Rosa finalizou a palestra lembrando que o Brasil já passou por inúmeras crises e que os desafios são sempre positivos. “O País sairá fortalecido”, concluiu.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP