Secretário da Justiça entrega a obra de Inauguração do Parque Municipal Cultural Comendador Escritor Haroldo Prestes Miramontes em Pereiras

O secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, entregou nesta quinta-feira (04), em cerimônia virtual, a obra de Inauguração do Parque Municipal Cultural Comendador Escritor Haroldo Prestes Miramontes, localizado no município de Pereiras.

O governo de São Paulo investiu R$ 1.851.920,09 na construção do espaço que tem significativa importância para a história e cultura da cidade. A obra foi financiada pelo Fundo de Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

O investimento total do projeto foi de R$ R$ 2.040.920,00, sendo R$ 189.000,00 de contrapartida da prefeitura.

O Projeto teve como finalidade implantar um viveiro de mudas de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas visando a inclusão social e a educação ambiental, e promover a valorização histórica do local com a construção do espaço para implantar um Museu Municipal e incentivar a atividade turística do município.
“É uma bandeira do governador Doria cuidar do meio ambiente e dos bens de valor histórico e artístico. Com prazer entregamos hoje mais uma obra financiada com recursos do FID, que já destinou nos últimos dez anos mais de 340 milhões de reais a obras como esta. Um patrimônio que proporcionará à população uma integração social e cultural”, disse Fernando José da Costa.

Participaram da cerimônia virtual o prefeito de Pereiras, Miguel Tomazela, o filho do escritor que deu nome ao Parque, Carlos Prestes Miramontes Neto, e demais autoridades.

Informações Gerais do FID

O FID celebrou do período de 2010 até a presente data, o total de 227 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 340,0 milhões em investimentos, 184 cidades atendidas e aproximadamente 10 milhões de pessoas beneficiadas.
O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID, gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, tem como objetivo financiar projetos destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.

Tais recursos podem apoiar projetos apresentados por Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta no âmbito Estadual e Municipal; Organizações Não Governamentais – ONG’s, Organizações Sociais – OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP’s e, enfim, Entidades Civis Sem Fins Lucrativos que tenham por finalidade a atuação nestas áreas.