Secretário da Justiça e Cidadania ministra palestra na Universidade Zumbi dos Palmares

Mais de 80 alunos acompanharam a palestra que marcou o 4.° dia da semana acadêmica

Na noite desta quinta-feira (22/02), o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, proferiu uma palestra para mais de 80 alunos da Universidade Zumbi dos Palmares. A aula ocorreu durante o 4.º dia da Semana Acadêmica da instituição, cujo propósito é proporcionar aos estudantes o contato com figuras públicas atuantes no universo jurídico.

Além do secretário da pasta estadual da Justiça e Cidadania, a Semana Acadêmica contou com a participação da filósofa e escritora, Djamila Ribeiro; da professora da USP e secretária de Justiça da cidade de São Paulo, Eunice Ribeiro; da secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres; da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton; do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; e do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Luís Guilherme da Costa Wagner, que encerrará o ciclo de palestras na noite de amanhã (23/02).

Em seu discurso, Fábio Prieto enfatizou a importância desta instituição, que está prestes a completar 20 anos de existência. “É um projeto maravilhoso, orgulho para São Paulo e para o Brasil”, declarou o secretário, que também anunciou o desejo do Governador Tarcísio de Freitas de colocar a Universidade Zumbi dos Palmares ao lado do novo Centro Administrativo que será construído. 

Outro ponto abordado por Prieto foi a dissolução da antiga Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), que deu lugar a duas coordenadorias individuais: a Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) e a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI).

Além disso o secretário também destacou outras ações e projetos a serem executados a curto, médio e longo pelo Governo de São Paulo: a criação do Museu do Homem Negro e das Comunidades Negras; e o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que está sendo desenvolvido pela CPPN e que funcionará como uma política de Estado intersecretarial.

O evento foi conduzido pelo coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Silva Ferreira, que há cerca de oito anos escreve a sua história na universidade. A mesa diretora foi composta pelo o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, pelo coordenador do curso de Direito, Thiago Theodoro, pelo coordenador do curso de Administração e Publicidade, Amilton Jesus, pela professora do curso de Direito, Paula Ozório, pelo presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), Gil Marcos, e pela aluna caloura do curso de Direito, Poliana Pimenta.

 

Universidade Zumbi dos Palmares

Pioneira na América Latina, a universidade é uma instituição de ensino sem fins lucrativos  focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. Seus cursos preparam profissionais para assumir posições destacadas em empresas, organizações públicas ou privadas, incentivando também o empreendedorismo e a inovação social. Além disso, a instituição busca não apenas consolidar o acesso de negros ao ensino superior, mas também promover o desenvolvimento cultural, social, econômico e político desses grupos.

Governo do Estado de SP