1,5 mil gestores e conselheiros municipais participam da abertura do 2.º Encontro Estadual de Juventude em SP

Senador Marcos Pontes foi o palestrante no primeiro dia de evento em Catanduva; com foco na capacitação dos representantes da juventude paulista; programação segue até sábado (24)

A abertura do 2.º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo reuniu mais de 1,5 mil gestores, conselheiros municipais de juventude e representantes da sociedade civil, na noite de quinta-feira (22), em Catanduva. O primeiro dia de evento contou com a presença e palestra do senador Astronauta Marcos Pontes. A programação segue nesta sexta-feira (23) e termina na manhã deste sábado (24).

O encontro é realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), com apoio da prefeitura de Catanduva, além de parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), a Associação Paulista de Municípios (APM) e o Centro Universitário Padre Albino (Unifipa), e tem como objetivo aprofundar as discussões sobre políticas públicas e as práticas relacionadas ao desenvolvimento das estruturas juvenis nos municípios paulistas.

No primeiro dia, com o tema “É possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, o senador Astronauta Marcos Pontes fez a palestra de abertura e contou a sua trajetória de vida, abordando o início em Bauru, os desafios na área aeronáutica, a participação em programas da NASA, a ida ao espaço, sendo o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a cumprir a missão espacial, a atuação como Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações entre 2019 e 2022 e, atualmente, como senador, eleito pelo estado de São Paulo na última eleição.

“O encontro nesses três dias reforça o compromisso do Governo de SP em ouvir a juventude e ter a participação ativa dos gestores, conselheiros e da sociedade para a construção das políticas públicas aos jovens entre 15 e 29 anos nos municípios paulistas”, reforça o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.

Para o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges, a “segunda edição do encontro é mais uma oportunidade de formação e troca de experiências, além de reafirmar a importância do tema para o governador Tarcísio de Freitas, na construção de uma agenda transversal dentro dos municípios”, ressaltou.

Durante o encontro, os participantes terão acesso a palestras, orientações e instruções sobre governança pública, formação cidadã, voluntariado, estruturação de agenda e discussão sobre temas atuais que afetam diretamente a juventude.

“Catanduva é capital da juventude durante esses três dias. O encontro será um período de reflexão, estudo, ideias e propostas, para ao fim do evento sairmos com ideias concretas voltadas aos jovens do nosso Estado”, enfatizou o prefeito de Catanduva, padre Osvaldo de Oliveira Rosa.

Confira a programação completa em https://jovempaulista.my.canva.site/encontro-juventude-2024-catanduva.