Secretaria da Justiça recebe visita de Comitiva do Governo do Ceará

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, recebeu nesta quinta-feira (28) Comitiva do Estado do Ceará para apresentação das políticas públicas voltadas para a população LGBTQI+ fomentadas pela Pasta no Estado de São Paulo.

A Secretaria da Justiça e Cidadania possui a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, que trabalha exclusivamente para promover, elaborar, coordenar, desenvolver e acompanhar programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTQIA+.

Entre as principais iniciativas abordadas durante o encontro, estão a ação com moradores em situação de rua, empregabilidade trans, elevação escolar, Plano Estadual de Combate à LGBTfobia e acolhimento de denúncias.

“De janeiro a dezembro de 2020, foram recebidas 94 denúncias de discriminação homofóbica e a Secretaria da Justiça e Cidadania instaurou 47 processos administrativos. Um aumento de 135% nas instaurações de processos administrativos, em comparação com 2019”, explicou Fernando José da Costa.

Após a reunião, o secretário acompanhou as visitantes durante visita à exposição Ressetar, exibida no Museu da Diversidade Sexual, localizado dentro da Estação República do Metrô.

Doze artistas expõem obras que representam a retomada da vida após situações traumáticas. São registros de perdas, medos, discriminação e violência. Os trabalhos se utilizam de diferentes técnicas, como colagens, pinturas, instalações, esculturas e desenhos.

Estiveram presentes a secretária executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e de Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará, Lia Ferreira Gomes; a primeira-dama de Fortaleza, Natália Herculano; a coordenadora Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Dediane Souza; e o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da SJC, Marcelo Gallego.