Secretaria da Justiça recebe a visita do deputado estadual Mauro Bragato

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, recebeu nesta quinta-feira (17) a visita do deputado estadual Mauro Bragato, para tratar de assuntos institucionais.

Mauro Bragato é sociólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Está no nono mandato como deputado estadual. Em 2018, foi eleito com 65.475 votos.

Criado na região de Presidente Prudente, iniciou sua carreira política ainda no movimento estudantil, ocasião em que ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou ativamente da luta pela redemocratização do país.

Foi eleito deputado estadual em 1978 pelo MDB, sendo reeleito sucessivamente para outros quatro mandatos, permanecendo no cargo até o final de 1995.

Na elaboração da Constituição do Estado de São Paulo, em 1989, apresentou mais de 60 emendas, período em que foi eleito vice-presidente da Assembleia.

Em 1995 ingressou no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo eleito por este partido prefeito de Presidente Prudente em 1996. Nesse período foi eleito quatro vezes presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e recebeu, por duas vezes, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Unicef/Abrinq.

Após o mandato como prefeito de Presidente Prudente, em 2001 e 2002, Mauro Bragato foi membro do conselho de administração das empresas de Energia Elétrica do Estado de São Paulo e assessor do Ministério da Educação (MEC), tendo participado da implantação do Programa Bolsa Escola no Estado de São Paulo.

Em 2002, candidatou-se a novo mandato de deputado, ficando com a 2ª suplência da coligação. Em maio de 2004, assumiu a Secretaria da Habitação do Estado.

Em janeiro de 2005, tomou posse para exercer seu sexto mandato de deputado. Foi presidente das principais comissões permanentes, como a de Finanças, Orçamento e Planejamento. Foi reeleito nas eleições de 2006, 2010 e 2014. Foi líder da Bancada do PSDB e coordenou as frentes parlamentares da Defesa Civil, em Defesa da Malha Ferroviária Paulista e da Regularização Fundiária.