Secretaria da Justiça promove palestra sobre educação como mecanismo de enfrentamento à discriminação racial e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares

Evento celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas, e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.

Em alusão à data, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), promoverá na nesta quinta-feira (21/03), às 15h, a palestra “A educação como mecanismo de enfrentamento à discriminação racial: educação que emancipa – 20 anos de Universidade Zumbi dos Palmares”, que será proferida pelo reitor da Zumbi, Prof. Dr. José Vicente. O encontro ocorrerá no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado no Pátio do Colégio, 184, centro- sede da SJC.

O palestrante fará um paralelo da luta, resistência, avanços e conquistas da comunidade negra até os dias atuais, passando pela criação da Zumbi, a primeira instituição de ensino da América Latina voltada para a inclusão de jovens negros e negras no ensino superior.

De acordo com o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, essa data emblemática deve ser lembrada e reverenciada como um marco na luta por direitos da população negra mundial. “Não podemos esquecer o passado, é ele que nos impulsiona a pensarmos em políticas públicas de enfrentamento ao racismo”, enfatizou Robson Ferreira.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar basta se inscrever no link: https://forms.office.com/r/Yy5PNpPrKK

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. Sessenta e nove  pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como “massacre de Shaperville”. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.