Secretaria da Justiça participa de videoconferência sobre identidade de gênero na Fundação CASA

A Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) e a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), ambas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participaram de videoconferência sobre identidade de gênero e orientação sexual, realizada na terça-feira (06/12), na sede da Fundação CASA.

A psicóloga Deborah Bittencourt Malheiros, da CGAPDC, e o coordenador da CPDS, Cassio Rodrigo, explanaram sobre as normas jurídicas brasileiras que garantem a identidade sexual aos cidadãos.

Durante a videoconferência foram abordados temas como o preconceito, o reconhecimento do “nome social” (nome pelo qual a pessoa se identifica), o conceito de identidade de gênero (convicção íntima de como a pessoa se percebe), e as diferentes orientações sexuais.

“Ser gay não é uma escolha, é uma atitude involuntária. Não é uma doença!”, afirmou Deborah Malheiros ao salientar que a terapia de cura e de conversão da homossexualidade é proibida. “O Conselho Federal de Psicologia impede que profissionais tentem “converter” gays em heteros”, complementou a psicóloga.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP