A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania participou, nesta sexta-feira (11/11) do seminário “Concorrência desleal e desafios do setor de combustíveis”, promovido pelo jornal Valor Econômico, no Hotel Pullman Ibirapuera. O secretário Márcio Fernando Elias Rosa e o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão vinculado à Pasta, Guaracy Fontes Monteiro Filho, estiveram entre os palestrantes, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab; do diretor da Agência Nacional do Petróleo Aurélio Cesar Nogueira Amaral, da presidente da MPCon, Alessandra Garcia Marques, e do presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia.

“O Estado tem o dever constitucional de proteger o consumidor, que é sempre a parte vulnerável e hipossuficiente”, afirmou o secretário Márcio Elias Rosa, durante o painel “Riscos ao consumidor e custos sociais das fraudes nos combustíveis”. Ele defendeu a atuação integrada no combate às fraudes no setor de combustíveis, a exemplo do que vem sendo realizado pelo Governo do Estado em conjunto com a ANP, envolvendo as Secretarias da Justiça, da Fazenda e da Segurança Pública – por meio de órgãos como o IPEM, Procon, Departamento de Polícia de Proteção ao Consumidor, que resultou em seis dias de operação desencadeada em setembro e outubro, com fiscalização em mais de 400 postos de combustíveis na capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior. As duas operações encontraram irregularidades em cerca de 13% das bombas vistoriadas. “Temos de integrar os mecanismos de fiscalização, com coordenação, principalmente”, destacou.

Para o secretário, entretanto, a fiscalização não cabe somente ao Estado. “A responsabilidade é também do setor produtivo, além, é claro, da agência reguladora”, disse. “A autorregulação do mercado é essencial para qualquer atividade comercial sadia”, acrescentou. Ele defende que a fiscalização recaia também sobre os fabricantes de bombas e das oficinas de manutenção.

Márcio Elias Rosa ainda lembrou que o governador Geraldo Alckmin remeterá à Assembleia Legislativa, em curto prazo, projeto de lei possibilitando o cancelamento da inscrição estadual do posto de combustível que praticar a fraude volumétrica, caracterizada quando a bomba abastece quantidade menor de combustível do que a registrada e cobrada do consumidor. Hoje o cancelamento já é possível, mas apenas no caso de comercialização de produtos adulterados.

Secretaria da Justiça participa de seminário sobre fraudes no setor de combustíveis     Secretaria da Justiça participa de seminário sobre fraudes no setor de combustíveis

O ministro Gilberto Kassab afirmou ser “impossível” combater as fraudes no setor sem a composição de uma força-tarefa envolvendo municípios, estados e União. “O combate efetivo depende desse esforço conjunto”, destacou. “Temos de recuperar o modelo de ação para combater a atuação criminosa que atinge todos os brasileiros”, acrescentou.

A promotora de Justiça Alessandra Garcia Marques defendeu que o setor deve se manter próximo do Ministério Público no combate às fraudes e pediu a intensificação da atuação da ANP nas regiões Norte e Nordeste do País.

Para o diretor da ANP, Aurélio Cesar Nogueira Amaral, o enfrentamento das fraudes requer articulação entre os órgãos fiscalizadores, atualização constante da legislação, disseminação de ações de inteligência e auditoria sobre movimentação de produtos. E revelou que a ANP realizou 115 forças-tarefas de janeiro a setembro, ante 87 ações desenvolvidas em 2015.

O trabalho desenvolvido pelo IPEM foi relatado pelo superintendente do órgão, Guaracy Fontes Monteiro Filho. Ele fez um relato sobre a evolução das fraudes, cada vez mais sofisticadas, destacando que o uso de tecnologia avançada – incluindo a instalação de microcontroladores na fiação interna das bombas – torna mais difícil a detecção de irregularidades, exigindo o desenvolvimento de novas tecnologias para o combate às fraudes, além da constante capacitação dos técnicos.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o setor enfrenta hoje três grandes problemas: a inadimplência, a sonegação e as fraudes e adulterações. Se todos os impostos sobre combustíveis fossem recolhidos corretamente, o valor arrecadado seria suficiente para a construção de 20 hospitais e mais de 400 creches por ano, segundo dados apresentados pelo presidente do Conselho Consultivo do Sindicom, Leonardo Gadotti Filho.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania