Secretaria da Justiça na comemoração de um ano da Operação Horizonte

Iniciativa facilita o acesso à documentação para refugiados

Representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) participaram, nesta terça-feira (14), da celebração de um ano da Operação Horizonte, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal, zona oeste da capital paulista. A Pasta foi representada pelo secretário executivo, Raul Christiano, pela coordenadora do CIC, Tatiana Rached, e pelo coordenador do NETP, Giuliano Campos de Farias.

Também participaram do evento o Secretário Nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho; o Superintendente da Polícia Federal, Rogério Giampaoli; o Chefe da Coordenação-Geral da Polícia Migratória, Marinho Rezende; o Chefe de Missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux; o representante da ACNUR, Davide Torzilli e a Diretora do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, Isabella Roberta.

A Operação Horizonte é uma ação articulada em rede que busca facilitar e agilizar o acesso à documentação para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes em situação de vulnerabilidade e exclusão digital. Em um ano de atuação, a Operação Horizonte disponibilizou 8.200 vagas de atendimentos, das quais foram realizados 5.457 agendamentos com 3.412 processos finalizados.

O secretário executivo Raul Christiano ressaltou o pioneirismo do Estado de São Paulo na luta e na manifestação de solidariedade a todos os povos. “Esse evento é resultado do empenho da sociedade civil brasileira, principalmente aquela que reside em São Paulo, na organização dos direitos para a cidadania. A Secretaria da Justiça e Cidadania reúne e conduz a maioria das políticas afirmativas do Estado”, destacou Christiano.

“Eu reafirmo o que tem dito o secretário da pasta, Fábio Prieto, em quatro anos a Secretaria da Justiça e Cidadania se tornará a Secretaria da Cidadania e da Justiça. Estamos na vanguarda, por exemplo, com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e com o Centro de Integração da Cidadania do Imigrante em São Paulo”, afirmou o secretário executivo. 

Ele completou afirmando que a SJC aposta nas parcerias com a sociedade civil organizada e com os organismos internacionais. 

Após a abertura do encontro, foram reunidas mesas técnicas sobre a Operação Horizonte com a participação de representantes da Polícia Federal, Caritas Arquidiocesana de São Paulo e da Universidade do Vale do Itajaí.

 Fundada em janeiro de 2022, a iniciativa é uma parceria entre a Polícia Federal, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o CIC do Imigrante, programa da SJC.

Governo do Estado de SP