Secretaria da Justiça lamenta morte de João Carlos Barbosa de Lima, diretor do Ipem/SP

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do São Paulo lamenta o falecimento de João Carlos Barbosa de Lima, diretor do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas, em decorrência da Covid-19.

João Carlos Barbosa de Lima faleceu na madrugada desta quarta-feira (5), aos 66 anos. Internado desde 19 de março em um hospital em Ribeirão Preto, cidade que residia com a família, João deixa esposa, filhos e netos.

João reformulou as operações especiais de combate às fraudes em bombas de combustíveis na instituição, denominadas a partir de então, Operação Olhos de Lince. Criou um projeto que culminou no laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Antifraudes da autarquia paulista, inclusive, com treinamento de equipes de fiscalização dos demais órgãos de metrologia do país, tornando o Ipem-SP referência na Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ) do Inmetro

No Ipem-SP, João deixa além dos amigos, o irmão, Josias Barbosa, gestor da Regional de Piracicaba, e a sobrinha, Maristela Barbosa dos Santos Belarmino, diretora de núcleo da Regional de Ribeirão Preto.

“Nós da Secretaria da Justiça e Cidadania e das nossas vinculadas externamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos pela perda. João deixou uma vida marcada pela força e pela dedicação ao trabalho no Ipem, com muitas realizações profissionais”, destaca Fernando José da Costa.