Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e Itapeva

Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e ItapevaPara mais de 400 famílias dos municípios de Capão Bonito e de Itapeva, o dia 17 de dezembro foi marcado por um novo começo de vida. A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, as prefeituras e os cartórios entregaram títulos de propriedade nesses dois municípios.
Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e Itapeva
Na parte da manhã, em Capão Bonito, foram entregues 119 títulos de propriedade, durante cerimônia realizada na Escola Municipal Governador André Franco Montoro, com a presença do secretário-adjunto da Justiça e da Cidadania, Luiz Souto Madureira. O prefeito Júlio Fernando Galvão Dias agradeceu o Itesp pela parceria e ressaltou a importância da ação. “Quem recebe o título de propriedade não só valoriza seu imóvel como também tem a garantia, a segurança jurídica”, afirmou. Agora vocês podem investir, fazer melhorias, porque são os verdadeiros donos”, disse, dirigindo-se aos beneficiados.

dsc_0364O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, destacou a importância do registro do imóvel. “Esse momento da entrega de títulos aos senhores e senhoras é um resgate da cidadania. Estamos levando o serviço público a quem precisa. Para que vocês se tornam proprietários de fato, é fundamental levar o documento ao cartório de registro de imóveis e registrá-lo.”, disse Pilla. “O imóvel é o maior bem que a pessoa possui. Vocês vão poder deixar a propriedade para o filho, para o neto”, acrescentou.

Pilla lembrou que a ação é fruto da parceria entre o governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura local e o Cartório de Imóveis. Os beneficiários pagam apenas uma taxa simbólica, economizando porque uma escritura custa, em média, de R$ 5 mil a R$ 8 mil. “A Secretaria da Justiça tem como objetivo promover a cidadania e vocês estão resgatando seus direitos”, sublinhou o diretor-executivo do Itesp.

Participaram da mesa de abertura o atual vice-prefeito e prefeito eleito de Capão Bonito, Marco Citadini; o deputado estadual Edson Girigoni; o oficial de registro de imóveis, títtulos e documentos de civil de pessoas jurídicas da comarca de Capão Bonito Carlos Alberto Bertoni.

Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e Itapeva
Na parta da tarde, houve a entrega de 306 títulos de propriedade em Itapeva. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Dom Silvio, ocasião em que o secretário adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira, parabenizou os titulados pela conquista.

O prefeito José Roberto Comeron agradeceu a parceria com o Itesp e ressaltou a conquista das famílias. “Este foi o maior presente que vocês receberam. A partir de hoje vocês são de direito proprietários das suas casas”.

Também participaram da mesa da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, o vereador Oziel Wademar Tato, representando o deputado estadual Campos Machado, e o coordenador regional da Fundação Itesp, Carlos José.

O PROGRAMA

O Programa de Regularização Fundiária Urbana é uma ação social do Governo do Estado, executado pela Fundação Itesp. Ele é voltado a possuidores de imóveis residentes em áreas de interesse social que, devido à insegurança dominial, convivem com conflitos pelo uso e posse da terra e com sérios obstáculos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estão inseridos. O programa visa a identificar áreas passíveis de regularização fundiária e outorgar títulos de propriedade ou de legitimação de posse nesses locais, conforme a situação jurídica da área e de acordo com a legislação vigente.dsc_0329

A regularização fundiária leva segurança jurídica aos municípios paulistas. O programa propicia segurança jurídica, uma vez que os imóveis regularizados ingressam no mercado formal, são valorizados e podem ser oferecidos como garantia para acesso a crédito.

Na execução dos trabalhos técnicos não há repasse financeiro. O Itesp colabora com recursos humanos e materiais calculados pela hora técnica de trabalho dos servidores e a prefeitura com alimentação e hospedagem para os trabalhadores. Se o ocupante de um imóvel quisesse regularizá-lo por conta própria, pagaria cerca de sete salários mínimos pelos honorários de um advogado e trabalhos técnicos. O beneficiário que recebe o título do Itesp não paga nada. Os custos dos trabalhos foram repartidos entre os partícipes, cabendo aos 15 municípios R$ 2.164.765,13 e ao Itesp R$ 1.814.138,61.

Desde o início do programa, em 1995, foram entregues 36.169 títulos. De 2011 até 2016, foram 10.113, o que representa cerca de 28% do total.

Atualmente, o Itesp tem parceria com 96 municípios, sendo 61 convênios e 35 protocolos de intenção, para a regularização de 56.085 imóveis no Estado.

dsc_0481 Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e Itapeva Secretaria da Justiça entrega títulos de propriedade em Capão Bonito e Itapeva

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania