Secretaria da Justiça e Cidadania revitaliza praça em Sarutaiá

Com o investimento de R$ 1,2 milhão, o local desempenha um papel importante no lazer do município

Na manhã desta terça-feira (20/02), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), junto com a Prefeitura de Sarutaiá, entregou a obra de reforma e revitalização da Praça Adolfo Ramos da Silva, localizada no centro da cidade. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, do prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi, e de autoridades da região.

A população sarutaiense compareceu ao evento que marcou a conclusão das obras, iniciadas em 2020, que contaram com investimento de R$ 1.258.646,69. Deste total, R$ 973 mil são oriundos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela pasta estadual da Justiça e Cidadania, e R$ 285 mil são contrapartida da prefeitura.

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania enfatizou a importância desta data. “É com imensa satisfação que testemunhamos a entrega desta importante obra de revitalização, que representa o compromisso do Governo de São Paulo com o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população”, concluiu Raul Christiano.

O projeto incluiu a revitalização dos espaços, a reforma dos banheiros públicos, a construção do palco e dos quiosques, a instalação de itens de acessibilidade (rampas, piso podotátil e lombofaixa), a adequação da sinalização das vias, além paisagismo.

Para o prefeito, a revitalização da Praça Adolfo Ramos da Silva representa mais do que uma simples reforma. “Este espaço renovado não apenas oferecerá momentos de lazer e convívio, mas também se tornará um ponto de encontro e celebração para toda a comunidade. Agradeço a todos os envolvidos por seu trabalho dedicado em tornar este projeto uma realidade que impactará positivamente a vida de tantas pessoas em Sarutaiá”, declarou Isnar Freschi.

Participaram do evento o promotor de justiça, Luis Fernando Rocha, que representou o Conselho Gestor do FID; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Pellicer Freschi; o prefeito de Piraju, José Maria Costa; o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira; o padre Paulo Eduardo, além de secretários municipais, vereadores, da população local e das crianças e adolescentes de três escolas municipais.

Sobre o FID
O FID tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do estado.

Desde 2010, o FID celebrou um total de 230 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 341,5 milhões em investimentos, 187 cidades atendidas e 12 milhões de pessoas beneficiadas.