Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia celebração dos 47 anos da Defesa Civil

O governador, Tarcísio de Freitas, recebeu a Medalha Defesa Civil

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou, na tarde desta segunda-feira (17), o evento em comemoração aos 47 anos da criação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes. A solenidade teve a participação do governador, Tarcísio de Freitas, da primeira-dama, Cristiane Freitas, do vice-governador, Felício Ramuth, e de outras autoridades do governo paulista.

A cerimônia contou com diversas homenagens e agradecimentos aos profissionais e voluntários que atuaram no apoio às vítimas das chuvas em São Sebastião, na missão humanitária enviada à Turquia por causa de um terremoto e em um resgate na região de Sorocaba.

Durante o evento, o governador e outras autoridades receberam a Medalha Defesa Civil, que simboliza a relevância do órgão no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas. Também foram entregues placas de agradecimentos para municípios, institutos, e indivíduos.

“Vamos entregar radares para o planalto e litoral, contratar mais profissionais e aumentar os nossos sistemas de alarmes com mais tecnologia. Quanto mais preciso for as nossas previsões, estaremos um passo à frente para salvar vidas”, afirmou Tarcísio, que também ressaltou os esforços de todos os profissionais que atuaram nessas tragédias.

*Defesa Civil*

A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 1976 após tragédias como os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma e as fortes chuvas em Caraguatatuba. Desde então, o órgão desempenha um papel relevante para toda a população paulista em situações de desastres e emergências. Com seu centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas para todo o Estado, demonstrando assim sua importância e dedicação em proteger e servir a população.