Secretaria da Justiça e Cidadania participa do lançamento de norma para projetos de concreto no Brasil

O evento também oficializou a associação do Ipem-SP a ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) promoveu nesta segunda-feira (28), o lançamento da revisão da ABNT NBR 6118 “Projeto de Estruturas de Concreto”, que é considerada a norma mãe para o setor da construção civil e reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes. Representando o Governo do Estado de São Paulo e o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, prestigiou o evento realizado no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), localizada na Avenida Paulista.

“A norma é mais um resultado do forte protagonismo da ABNT no cenário da Normalização com o setor da construção civil e é considerada instrumento de referências técnicas para requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido”, destacou o Presidente da ABNT, Mario William Esper.

O evento contou ainda com a cerimônia em comemoração à associação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) a ABNT. O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, enfatizou que “A participação do IPEM no sistema paulista de Infraestrutura da Qualidade é estratégica para o IPEM. Ao associar-se à ABNT o Instituto amplia sua participação no processo de normalização e garante acesso às normas técnicas que são utilizadas na prestação de serviços e fiscalização de produtos”.

“O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo é reconhecido pela excelência da sua atuação, uma referência nacional. Essa união, ora celebrada com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, representa muito na ampliação da qualidade do seu trabalho, em observância à importância das normas técnicas na atuação e fiscalização dos produtos”, declarou o secretário-executivo da Justiça e Cidadania.

Participaram do evento o presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), Luiz Aurélio Fortes, o diretor presidente da Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Paulo Helene, o diretor vice-presidente da IBRACON, Julio Timerman, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Renato Genioli, e o presidente do Conselho Administrativo do Sindicato Interestadual da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas (Sibapem), Carlos Alberto, além de outras autoridades e lideranças do País envolvidas na cadeia produtiva da construção civil.

Governo do Estado de SP