Secretaria da Justiça e Cidadania participa do 1.° Encontro com lideranças indígenas da Baixada Santista

Na tarde desta quinta-feira (18), a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) promoveu o 1.° Encontro com lideranças indígenas da Baixada Santista. O reitor da universidade, Marcos Medina Leite, recebeu diversas autoridades para discutir e avaliar prioridades, alinhar os trabalhos e pensar em perspectivas de cooperação.

A pasta da Justiça e Cidadania foi representada pelo secretário-executivo, Raul Christiano, que enfatizou o empenho e a determinação do Governo Estadual com o diálogo e a implantação de medidas concretas em prol dos povos indígenas no território paulista.

“O Governo Tarcísio de Freitas demonstrou muita vontade política ao decidir criar a Coordenadoria Estadual dos Povos Indígenas na estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania, bem como na realização do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões das Florestas, na execução de operações contra a exploração ilegal de minérios no Litoral Norte, e também no diagnóstico da situação precária das escolas existentes nas aldeias em todo o Estado”, afirmou o secretário-executivo, que define a gestão como histórica.

Tanto o Cacique Cristiano de Lima Silva, presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP), vinculado a pasta da Justiça e Cidadania, quanto o Cacique Ubiratã Gomes, que atua como uma das principais lideranças indígenas no Estado, reconheceram em suas falas a evolução do diálogo e das medidas concretas no atual governo.

O evento contou com a participação do bispo da diocese de Santos e chanceler da UNISANTOS, dom Tarcísio Scaramussa, o bispo da diocese de Registro, dom Manuel Ferreira dos Santos, diversos docentes da instituição, dentre outras lideranças indígenas e autoridades religiosas.

Governo do Estado de SP