Secretaria da Justiça e Cidadania participa de roda de conversa sobre políticas públicas para a comunidade LGBTQIAP+

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby, participou de uma roda de conversa no Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, na terça-feira (13/6). Na ocasião, foram discutidas melhorias das políticas públicas para prevenção, defesa e manutenção dos direitos da comunidade, LGBTfobia, assim como ações diárias que podem promover maior segurança no cotidiano de todos e todas.

“Também foi ressaltada a importância de preservar os direitos das pessoas LGTBQIAP+ não apenas em eventos de grande visibilidade, como a Parada do Orgulho LGBT+, realizada no domingo (11/6). Essa garantia tem de existir em todos os espaços privados e públicos”, afirmou Calumby.

Durante o evento foi lembrado que as coordenações de políticas para diversidades, tanto estadual como municipal, vêm estimulando a formação acadêmica e técnica para que casos como o da travesti Laura Vermont, que morreu após ataque transfóbico, não voltem a ocorrer, devido à ignorância e ao preconceito.

“Temos, em São Paulo, leis e ações que garantem a segurança e a defesa da expressão de gênero e afetivo-sexual de cada um, entre elas, a Lei Estadual n.º 10.948/01”, explicou o coordenador de CPDS.

A roda de conversa fez parte do Mês do Orgulho LGBTQIA+ do Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont, em colaboração com a Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio de sua Coordenação de Políticas Públicas para LGBTI+.